Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Novos conselheiros substitutos do TCEMG tomam posse

29/10/2018

Foto: Thiago Rios

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão, deu posse hoje, 29/10/2018, a dois novos conselheiros substitutos, ambos aprovados por meio de concurso público realizado em 2017. Adonias Fernandes Monteiro e Victor de Oliveira Meyer Nascimento leram o termo de posse e assinaram, no salão nobre da Presidência, na presença dos demais conselheiros da Casa, procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG), diretores, assessores e servidores, além do diretor da Secretaria do Pleno, Robson Eugênio Pires, também signatário do documento.

O presidente Cláudio Terrão falou da “satisfação imensa” em empossar os aprovados no concurso e agradeceu a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) pelo empenho na realização do certame que, na visão dele, não é “tarefa fácil”. Terrão parabenizou os candidatos aprovados, ressaltando que “concurso público é coroação de mérito e esforço”. Ele também lembrou das dificuldades enfrentadas por muitos aprovados que vêm de ambientes pobres e deixam de aproveitar momentos com a família para usufruir de um futuro melhor. Terrão destacou a força de vontade em realizar sonhos e reconheceu o esforço e a capacidade técnica nos novos conselheiros substitutos: “enriquecerão muito a nossa Casa com seus conhecimentos”, comemorou.

Sobre o novo conselheiro substituto Adonias Fernandes Monteiro

foto: Thiago RiosAdonias Fernandes Monteiro nasceu no dia 18 de fevereiro de 1980, em Belo Horizonte. Foi criado na capital mineira e é formado em Ciências Contábeis com especialização em Contabilidade Governamental e Direito Público. Já trabalhou no Tribunal de Justiça (TJ), no Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Controladoria-Geral da União (CGU). Na CGU (regional Minas Gerais), permaneceu por 12 anos. O novo conselheiro substituto contou que veio de origem humilde e foi aluno de escola pública.

Em seu discurso de posse, ele salientou que chegava ao “ápice da sua carreira profissional após ter sido aprovado em difícil certame com vários candidatos de qualificações profissionais e acadêmicas muito superiores às minhas”, afirmou. Adonias salientou que foi a “vitória da perseverança, da determinação e da disciplina”. Ele também disse estar honrado em ter sido aprovado no mesmo concurso que o novo conselheiro substituto Victor Meyer, “profissional com ampla experiência no Tribunal de Contas da União (TCU), referência para o controle externo nacional”.

O novo conselheiro substituto ressaltou que, como mineiro, vem acompanhando a evolução pela qual passa o TCEMG nos últimos anos. Ele destacou a utilização da Tecnologia da Informação para “a concepção de ações de controle mais tempestivas e efetivas por meio do Centro de Fiscalização Integrada Suricato”. Disse “estar preparado para trabalhar com afinco e, dessa forma, contribuir com essa respeitável Corte de Contas em benefício da sociedade mineira”. Ele finalizou agradecendo: “a Deus, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas; aos pais, Lucas e Gislaine, pela criação; à esposa Cristiane, que sempre esteve ao meu lado apoiando-me e sendo o alicerce da nossa família – esta vitória é sua também; aos meus filhos, André Luiz e Ana Luiza, alegrias da minha vida – e a quem dedico este momento”.

Sobre o novo conselheiro substituto Victor de Oliveira Meyer Nascimento

foto: Thiago RiosVictor de Oliveira Meyer Nascimento nasceu no dia 19 de setembro de 1977, em Salvador (Bahia). Morou em sua cidade natal até os 26 anos, quando passou em concurso público do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2004 e se mudou para Brasília (DF), onde mora há 14 anos. Antes disso, ele também trabalhou na Controladoria-Geral da União (CGU) – regional Salvador. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB). Ele disse estar com boas expectativas em morar na cidade de Belo Horizonte e estar consciente da “importância do cargo de conselheiro substituto, da responsabilidade e da possibilidade de fazer alguma coisa importante pela sociedade”. Afirmou saber que o Tribunal de Contas mineiro tem uma “boa estrutura, com um pessoal muito capacitado, que realiza trabalhos de excelência e tem ações inovadoras”. Disse que vai se “esforçar bastante para estar à altura deste Tribunal e à altura das pessoas que trabalham aqui”.

Ele iniciou o seu discurso de posse enaltecendo a alegria em assumir o cargo. “É com muito orgulho que tomo posse no cargo de conselheiro substituto deste Tribunal. Já tenho um bom tempo de estrada na área do controle (14 anos no TCU), portanto tenho consciência da responsabilidade do cargo e de todos que atuam no Tribunal de Contas, principalmente neste momento em que o país passa por grave crise fiscal que atinge também o Estado de Minas Gerais”. Victor ponderou que é um momento que exige “redobrada precisão” e que a sociedade tem expectativa da atuação do Tribunal de Contas. Ele defendeu que o TCE tem um papel importante na melhoria da qualidade do gasto público, “seja exercendo sua função punitiva ou no seu papel de orientar a administração pública” e ressaltou que é “muito desafiador atuar na área de controle, que exige conhecimento técnico, ponderação, razoabilidade e sensibilidade”.

O ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer, também estava presente na posse dos novos conselheiros substitutos e cumprimentou o TCEMG pela realização do concurso público e aos novos conselheiros pela aprovação em um concurso “extremamente difícil e que exige uma gama enorme de conhecimentos”.

O conselheiro substituto Adonias Fernandes Monteiro irá atuar na Primeira Câmara e o conselheiro substituto  Victor de Oliveira Meyer Nascimento na Segunda Câmara.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Clique aqui e veja as fotos no Flickr do TCEMG