Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Oficina do Sicom atrai 1.300 gestores e servidores municipais

22/04/2013

Autoridades e servidores de municípios mineiros lotaram o principal auditório do Expominas, em Belo Horizonte, para buscarem mais informações sobre o Sistema Informatizado de Contas Municipais (Sicom). A oficina foi realizada na última sexta-feira (19/04/2013), durante a I Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), e teve cerca de 1.300 inscritos.  As palestras foram ministradas pelas analistas de Controle Externo Mariza Nunes e Natália Aparecida Ferreira.

Segundo a Assessora Substituta para o Desenvolvimento do Sicom, Elizabeth Regina Queiroz, a oficina teve por objetivo esclarecer dúvidas dos participantes a respeito das remessas de dados dos municípios ao TCE. “Fizemos uma pesquisa junto ao nosso público e concluímos que o evento melhorou a percepção do jurisdicionado quanto ao sistema. Avaliamos, então, que as palestras foram muito produtivas”, afirmou.

O conteúdo explanado foi escolhido a partir das dúvidas mais comuns recebidas por telefone na Assessoria do Sicom. As regras de envio dos dados, os erros de preenchimento mais recorrentes, e as alterações feitas no sistema em 2013 foram alguns dos assuntos tratados durante a oficina. Elizabeth Queiroz observou que a Conferência foi a primeira oportunidade de contato da equipe do Sicom com os novos gestores eleitos em 2012. “Houve grande renovação no exercício do quadro de pessoal, por isso foi conveniente voltarmos a pontos básicos”, detalhou.

A Assessoria do Sicom também manteve um serviço de atendimento no estande do TCE durante toda a duração da Conferência, para esclarecimento de dúvidas e demonstrações de funcionamento do Sicom. A equipe apresentou ainda o Sicom Consulta, ferramenta lançada naquela semana para facilitar o acesso do público às informações do sistema. O Analista de Controle Externo do TCE, Geraldo Magela Pereira de Freitas, fez parte da equipe de atendimento. “Colaboramos na capacitação do jurisdicionado para que ele faça o correto envio das informações de receita e despesa do município”, explicou.