Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Operação do TCEMG fiscaliza unidades de saúde durante a noite

06/11/2024

Auditor do TCEMG mostra medicamentos vencidos em Hospital de Itabira

A Fiscalização Ordenada de Saúde desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), iniciada na manhã do dia 5 de novembro, seguiu durante a noite. A operação acontece de forma simultânea em todo o estado e tem o objetivo de analisar como está sendo feita a prestação de serviços nas unidades públicas de saúde. Só nesta terça-feira, os analistas do TCE estiveram em 27 unidades de saúde de todas as regiões do estado.

No Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato, em Sete Lagoas, foi encontrado um aparelho utilizado para realizar o exame eletroencefalograma em desuso há um ano por falta de equipe capacitada. O descaso ultrapassa os equipamentos. Um paciente está aguardando transferência para tratamento neurológico em Belo Horizonte, desde 23 de outubro. Também foram identificados extintores de incêndio fora da data de validade, assim como na UPA José Isabel de Nascimento, em Ipatinga, e na UPA Unidade de Pronto Atendimento de Formiga, região sudeste de Minas.

Irregularidades em registro de horas trabalhadas é outro apontamento comum. Na UPA visitada de Ipatinga, por exemplo, um médico preencheu a folha de ponto de forma antecipada. Na Casa de Caridade de São Lourenço, os anestesistas não possuem controle de horário.

Longe dali, a mais de 500 quilômetros de distância, no Hospital Padre Júlio Maria, em Manhumirim, foram achados equipamentos aguardando reparo, uma incubadora em manutenção e um ventilador mecânico novo sem ser usado, pois não tem os circuitos fundamentais para a utilização. Além de banheiros sem acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência física.

Situação semelhante acontece na UPA José Isabel de Nascimento de Ipatinga, cidade do Vale do Aço mineiro. Lá, dois ventiladores mecânicos estão quebrados. Um deles há mais de um ano. Assim como um multiparametro, instrumento que mede os sinais vitais do paciente, que está encostado por não está funcionando. Além dos pacientes recebendo atendimento em área de circulação comum da Unidade de Saúde, também foram verificados medicamentos controlados guardados em armários sem chave.

Apontada pelo Censo Demográfico de 2022 como a 4ª maior cidade do estado de Minas Gerais, Juiz de Fora recebeu os auditores do TCEMG no Hospital Dr. Mozart Geraldo Teixeira. Móveis sucateados, material permanente em desuso, pacientes acolhidos em corredores, banheiros sem descarga, desinsetização e desratização vencidos foram alguns dos apontamentos encontrados pela equipe do Tribunal. Outro achado importante foram equipamentos aguardando manutenção, sendo que a empresa que presta os serviços de restauro fica no próprio hospital.

Falhas no armazenamento de medicamentos também são comportamentos comuns nas instituições visitadas. Na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – Upami foi encontrada caixa de medicamento de alto custo na área de internação, fora da farmácia. Em Aimorés, nos Hospitais São José e São Camilo, remédios controlados estavam armazenados em armário com chave acessível a qualquer pessoa. Na região central do estado, no Hospital Nossa Senhora das Dores de Itabira foram verificados medicamentos vencidos.

A operação visita ainda hoje, 6 de novembro, mais 13 unidades de saúde no estado. Confira:

Corinto - Pronto Atendimento Deusdeth Ferreira
Araçuaí - Hospital São Vicente de Paulo
Pedra Azul - Hospital Ester Faria de Almeida
Belo Horizonte - Hospital Júlia Kubitschek
Belo Horizonte - Hospital Risoleta Tolentino Neves
Pedro Leopoldo - Hospital Municipal Francisco Gonçalves
Paracatu – Hospital Municipal de Paracatu
Pirapora – Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire
Divinópolis – UPA 24 horas Padre Roberto Cordeiro Martins
Uberaba – UPA São Benedito
Nanuque – Hospital e Pronto Socorro Municipal Renato Azeredo
Peçanha – Hospital Santo Antônio de Peçanha
Cataguases – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cataguases


Todas as informações podem ser verificadas nesta plataforma.
Basta usar o login imprensa@tce.mg.gov.br e a senha imprensa@2024.

As fotos envidas pelos auditores do Tribunal de Contas diretamente dos locais analisados estão disponíveis no Flickr do TCEMG.

Operação Saúde - Imagens do Fiscais