Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ouvidoria do TCEMG participa da II Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos

10/06/2022

Durante todo o mês de junho, a Rede Nacional de Ouvidorias e a Controladoria Geral da União (CGU) realizam a II Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, cujo objetivo é levar ao conhecimento da sociedade as atividades desenvolvidas pelas ouvidorias públicas do país. A Ouvidoria do Tribunal de Contas mineiro (TCEMG) participará com publicações nas redes sociais do órgão. A adesão à campanha pode ser feita até 10 de junho, clique aqui.

No mês de junho a Lei 13460/2017, considerada o "Procon" dos cidadãos no setor público, completa cinco anos, oportunidade em que as ouvidorias públicas, em especial as dos municípios mineiros, poderão divulgar seus trabalhos, boas práticas, instrumentos colocados à disposição dos cidadãos como a Carta de Serviços e dar orientação sobre as diretrizes do normativo legal.

No ano de 2021, o Tribunal de Contas, por meio de sua Ouvidoria, firmou termo de adesão em 24/03/2021, nos termos do art. 24ª do Decreto 9492/2018 e da Instrução Normativa CGU 3/2019. A partir de então vem divulgando os trabalhos promovidos pela Rede Nacional de Ouvidorias Públicas e o sistema FALA-BR em simpósios e eventos, para fomentar a implementação de ouvidorias nos municípios mineiros e orientá-los sobre os benefícios da parceria para obtenção de conhecimento.

De acordo com o regulamento da maratona, podem participar as ouvidorias públicas de todos os níveis da federação e de todos os poderes. Elas devem compartilhar em suas redes sociais, entre os dias 1º e 30 de junho, cards sobre os direitos garantidos aos usuários de serviços públicos pela Lei 13.460/2017, o papel da ouvidoria na garantia desses direitos, as oportunidades de participação dos usuários e informações sobre as cartas de serviços do órgão ou entidade.

Será possível utilizar o material de campanha, o qual poderá ser editado pelo órgão ou entidade. Novas peças também podem ser utilizadas, desde que sigam a temática, a identidade e a logo da maratona. Todas as publicações relacionadas à campanha devem conter a hashtag oficial #essedireitoedetodos e o link da ouvidoria.

Ao final, o comitê de organização ranqueará as ouvidorias, por categoria, somando-se as visualizações das publicações realizadas. Para cada categoria, serão premiadas três ouvidorias que vão receber troféus e certificados expedidos pela Rede Nacional de Ouvidorias. As vencedoras também serão reconhecidas pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), da Controladoria-Geral da União (CGU), em evento da Rede Nacional de Ouvidorias, nas redes sociais da CGU e na página ouvidorias.gov.br; e pela EBC, por meio de sua rede de difusão de notícias.

 

Com informações da Ouvidoria do TCEMG e do STJ