Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ouvidoria do TCEMG troca experiência em evento da Rede Ouvir

15/09/2022

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou do evento Rede Ouvir – Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, realizado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas ontem, 14 de setembro. Na reunião, foi discutido o intercâmbio de informações entre as instituições participantes da Rede, visando uma melhor prestação de serviços à sociedade.

A coordenadora da Ouvidoria do TCEMG, Renata Machado da Silveira, esteve presente no encontro e teve a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas pelo setor do Tribunal mineiro. Os trabalhos foram iniciados pelo desembargador Maurício Soares, presidente do TRE, e pelo atual ouvidor da instituição, juiz Marcelo Paulo Salgado.

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas é um projeto que tem o objetivo de consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre as instituições partícipes, visando fomentar a expansão do instituto da ouvidoria pública nos diversos municípios do Estado; na capacitação dos agentes envolvidos; na criação de uma base tecnológica que conectará as unidades municipais e estaduais buscando otimizar o atendimento ao cidadão, fortalecendo as ferramentas de transparência, eficácia das políticas públicas implementadas e controle social. Além do Tribunal de Contas, do Tribunal Regional Eleitoral, a Ouvidoria-Geral do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a CEMIG e a COPASA também integram a Rede Ouvir-MG.

Pioneira no país, a iniciativa é um importante instrumento democrático que permite à administração pública aperfeiçoar continuamente a qualidade dos serviços prestados à população e alcançar objetivos sociais, aprimorando políticas públicas que promovam a qualidade de vida dos mineiros.

Participação no IX Fórum Mineiro de Educação

A Ouvidoria do Tribunal de Contas marcou presença no IX Fórum Mineiro de Educação, nos dias 13 e 14, com a distribuição de um questionário para os representantes dos municípios presentes no Auditório Vivaldi Moreira. O formulário pediu o nome da cidade, um contato eletrônico, a região de planejamento a que pertence no Estado de Minas Gerais e se o município possui Ouvidoria. Caso a resposta fosse positiva, as perguntas eram direcionadas para saber qual o ato normativo de criação e se a ouvidoria do município se adequa às diretrizes constantes da Lei 13460/2017 (Código dos Usuários de Serviços Públicos).

Fred La Rocca / Coordenadoria de Jornalismo e Redação