Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Palestrantes do TCE apontam avanços na gestão 2009/2010

26/03/2010

Auditor Licurgo MourãoA repercussão das palestras ministradas pelo Auditor Licurgo Mourão; a Procuradora do Ministério Público de Contas, Maria Cecília Borges; e o Diretor de Controle Interno do TCEMG, Carlos Alberto Nunes Borges, como representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no evento “Pacto Institucional”, promovido pela AMM – Associação Mineira dos Municípios nos dias 23 e 24 deste mês de março, foi demonstrada pelo interesse da platéia participante: cerca de 600 prefeitos, vereadores, secretários estaduais e municipais, assessores, servidores e técnicos especializados. Várias foram as perguntas dirigidas aos palestrantes que puderam esclarecer sobre aspectos técnicos e inovações institucionais promovidos pelo TCE no sentido de aprimorar o controle da aplicação dos recursos públicos e trazer maiores benefícios para a sociedade.

Em sua palestra intitulada “Visão Institucional dos Tribunais de Contas: Inovações e Perspectivas”, o Auditor Licurgo Mourão ressaltou a importância desse controle e também do papel da sociedade no esforço conjunto de promover a boa governança dos recursos públicos e seus impactos. O palestrante também destacou sobre “a postura proativa que se almeja para uma maior aproximação da sociedade por parte dos tribunais de contas, além dos avanços empreendidos, até então, pela gestão do Conselheiro Wanderley Ávila, notadamente em três grandes áreas de atuação denominadas: Tecnologia da Informação, Relacionamento com os Jurisdicionados e Inovações na Atuação e os resultados positivos alcançados para toda a sociedade mineira pelo TCEMG".

A atuação do Tribunal de Contas nos anos de 2009 e 2010 despertou grande interesse da platéia, particularmente quanto ao reconhecimento internacional da Corte de Contas mineira, agraciada com o primeiro lugar no XII Concurso Anual de Investigação Omar Lynch", promovido pela Organización Latino americana y del Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores - Olacefs. Pela primeira vez na história dos tribunais de contas brasileiros, a Olacefs agraciou uma corte de contas estadual brasileira com o primeiro lugar. Licurgo Mourão salienta que o prêmio ao trabalho técnico-científico "Matriz de Risco, Seletividade e Materialidade: Paradigmas Qualitativos para a Efetividade das Entidades de Fiscalização Superiores" reconheceu a excelência técnica do TCEMG e sua relevante contribuição para o fortalecimento da auditoria governamental e o potencial do trabalho premiado de contribuir no diagnóstico e apresentação de soluções inovadoras para o desenvolvimento do controle público mundial. 

Outros aspectos apresentados pelo palestrante foram o aumento da celeridade na tramitação dos processos, a redução do estoque dos processos de aposentadorias, reformas e pensões em 86% e os números alcançados com a otimização da análise das prestações de contas municipais.

Controle interno e ordem jurídica

Os benefícios à sociedade provenientes das inovações promovidas pelo TCEMG, também foram demonstrados em temas de igual interesse dos jurisdicionados, pelo Diretor de Controle Interno, Carlos Alberto Nunes Borges, em sua palestra "Principais apontamentos nos processos de prestação de contas e em auditorias e inspeções" e pela Procuradora Maria Cecília Borges na explanação sobre a nova configuração do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Ao apresentar os novos números do progresso das análises processuais, o palestrante Carlos Alberto deu destaque para a importância dos controles internos dos municípios na análise das contas municipais antes da remessa ao Tribunal de Contas, evitando-se, assim, insconsistências nas contas prestadas.

A Procuradora Maria Cecília Borges esclareceu, em sua palestra, sobre a nova constituição do Ministério Público de Contas e seu papel como promotor da defesa da ordem jurídica em prol das medidas de interesse da justiça e da administração do erário.

Segundo informações da AMM, a partir da próxima segunda-feira (29/03), as palestras ministradas no evento "Pacto Institucional" serão publicadas, na íntegra, no site www.amm-mg.org.br