Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Parceria entre Tribunal e UNCME realiza evento para conselheiros de Educação

05/08/2024

Em abertura de evento, presidente Gilberto Diniz afirma que conselhos de Educação são espaços de participação social (Foto: Vinícius Dias)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais é o cenário escolhido mais um ano para realizar o Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação. A sétima edição do evento acontece nos dias 5 e 6 de agosto, paralelo com o XIX Encontro Estadual da UNCME, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. A parceria entre as duas cerimônias tem o objetivo de contribuir para a formação de membros dos conselhos de educação, fortalecendo as instituições na perspectiva de consolidar a gestão democrática do ensino.

Durante a solenidade de abertura, na manhã da segunda-feira, 5 de agosto, o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, ressaltou o importante papel dos conselhos de Educação na participação social, garantindo os interesses da comunidade, assegurando que as políticas públicas sejam efetivadas na perspectiva de concretizar os direitos constitucionais.

“É necessário que a sociedade tenha consciência de seu direito à informação e saiba como utilizá-la para monitorar as ações governamentais; como é fundamental desenvolver a cultura de transparência na administração pública”, afirmou Diniz.

O conselheiro destacou que o trabalho dos tribunais de contas envolve fomentar a capacitação e promover a melhoria da mão de obra prestada no Estado e nos municípios mineiros. “Mais, o controle estratégico de contas deve reunir informações internas e externas mediante um conjunto de medidas não exclusivamente financeiras”, apontou.

À frente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Minas Gerais  (UNCME-MG), a coordenadora Galdina Arrais parabenizou Gilberto Diniz e o Tribunal de Contas pelo trabalho orientador realizado no Estado e afirmou que é através de parcerias entre entidades públicas que as políticas sociais são realizadas. “Através de informação, de trabalho dialogado e da participação popular é que nós vamos de fato construir uma Educação que seja transformadora e que venha fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.

Além do presidente Gilberto Diniz e de Galdini Arrais, também participaram do ato de abertura o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, Manoel Humberto Gonzaga Lima; a procuradora do Ministério Público de Contas, Cristina Andrade; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Braga; a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé; a coordenadora institucional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Minas Gerais, Denize Assunção, representando a diretora executiva Suely Rodarte; e o presidente do Sindicato das Escolas particulares de Minas Gerais, Winder Almeida Souza.


O Encontro faz parte do Programa Na Ponta do Lápis e vai receber, ainda na manhã da segunda-feira, palestras sobre o papel dos sistemas de ensino; os benefícios da educação bilíngue na primeira infância, sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços da Educação, com o Superintendente de Controle Externo do TCE, Pedro Henrique Magalhães Azevedo. O funcionário da Sociedade Mineira de Engenheiros, Márcio Antônio da Silva, vai apresentar quais as soluções encontradas para organizar o Sistema Próprio em Bom despacho.

Na parte da tarde, o evento recebe um debate sobre a educação na primeira infância e, em seguida, sobre os resultados e desafios para a próxima década, no ensino.

O segundo dia de evento, 6 de agosto, vai abordar temas como a prestação de contas da educação, com o assessor da vice-presidência do TCE, Gustavo Vidigal; o Projeto Sede de Aprender em Minas Gerais: uma visão de saneamento básico e infraestrutura em benefício da educação, proferida pelo coordenador de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia, Douglas Emanuel Nascimento de Oliveira, entre outros assuntos.

Clique aqui e veja a programação completa.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação