Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Plataforma de processos eletrônicos foi o tema de encontro entre TCEMG e STJ

15/10/2020

Uma equipe do Tribunal de Contas de Minas Gerais se reuniu, nesta quinta-feira (15/10), com servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), virtualmente. O objetivo do encontro foi propiciar a servidores e funcionários do TCEMG conhecer a plataforma CPE (Central de Processos Eletrônicos) do STJ, e agregar experiências e informações para qualificar, ainda mais, o sistema de processos eletrônicos do Tribunal mineiro (e-TCE). Além disso, a equipe da Corte de Contas mineira  foi apresentada ao STJ CPE Mobile, aplicativo para celular do STJ, que permite peticionar eletronicamente, visualizar e gerenciar de maneira personalizada arquivos e peças processuais, consultar processos e fazer pesquisas de jurisprudência.
 
Durante a reunião, o diretor de Gestão Estratégica e Inovação do TCEMG, Alexandre Pires de Lima, contextualizou o momento do tribunal. “Desde 2014, a Casa se prepara para implementar de forma completa os processos eletrônicos. Com a pandemia, foi necessário acelerar essa evolução tecnológica. Conseguimos, de forma rápida, ampliar o acesso ao nosso sistema, o e-TCE, que passou a receber todo tipo de documento. Queremos refinar nosso sistema, visando simplifica-lo. Essa reunião é de grande valia para o TCEMG”.
 
O servidor do STJ, Jorge Cruz Júnior, fez um histórico de todo o processo para consolidação do processo de petição eletrônica no tribunal superior. Ele ressaltou algumas evoluções no sistema. “A plataforma oferece diversos serviços, ligados aos processos e atividades do STJ, entre elas o peticionamento, recebimento de documentos, portal de intimações e contato entre unidade internas do STJ”. 
 
Thais Coutinho Cânedo da Silva, servidora do SJT, reforçou pontos que considerou importante na implementação do CPE, como autonomia do cliente, simplificação do sistema e central de relacionamento qualificada. Ela ainda mostrou toda a gama de materiais de comunicação produzidos para apresentar e ensinar advogados e população em geral a acessar o novo sistema, como materiais impressos e vídeos explicativos.
 
Osmar Rodrigues de Souza, servidor do STJ, mostrou o aplicativo CPE Mobile, explicou as novas tecnologias para o desenvolvimento do sistema, explicou as formas de acesso ao app e tirou dúvidas da equipe do TCEMG que participou do encontro. 
 
A reunião com o STJ faz parte de uma série de ações, encontros e debates que a Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação do TCEMG vem promovendo, nos últimos meses, visando a evolução tecnológica dos trabalhos desempenhados no Tribunal de Contas mineiro. 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação