Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ponto de Expressão debate concessões e PPPs

26/08/2022

Fotos: Luiz Gustavo Ribeiro
Debater a fiscalização de concessões e parcerias público-privadas. Com esse intuito, o Tribunal de Contas realizou mais uma edição do Ponto de Expressão, um programa, criado pela Escola de Contas, que tem o objetivo de discutir temas atuais e de repercussão na sociedade. O evento desta quinta-feira, 25 de agosto, no auditório Vivaldi Moreira, foi fruto do grupo de pesquisa “Reflexos da Pandemia nas Concessões Públicas”, e contou com especialistas que abordaram o tema por diversas óticas.
 
A coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Contas, Luciana Raso, mediou os debates. “O ponto de expressão levanta um debate polêmico e de grande relevância para a sociedade, que são as parcerias público-privadas e as concessões. Envolvem valores vultuosos e políticas públicas que impactam diretamente na vida das pessoas. Estamos promovendo um debate afeito ao controle externo e que trará bons frutos para a sociedade”, ponderou.
 
Durante o evento, o doutor em Direito Administrativo Frederico Dieterich palestrou sobre a estruturação das concessões rodoviárias; a assessora do Ministério Público de Contas, Maria Tereza Dias, expôs sobre “governança por contratos e as parcerias público-privadas no Reino Unido”; o analista de Controle Externo do TCEMG, Luciano Moratório, falou sobre o controle concomitante das concessões pelos tribunais de contas.
 
O advogado e mestre em Direito Administrativo Murilo Vale ministrou palestra sobre as novas fronteiras dos serviços públicos no país. Durante o ponto de expressão, ele lançou seu livro “Obrigações de Serviços Públicos no Setor Privado”, fruto de uma pesquisa realizada no Brasil e em Portugal, em que propõe trazer parâmetros e fundamentos jurídicos que evidenciam a possibilidade regulatória de imposição de encargos prestacionais “típicos” da prestação de um serviço público, a atividades privadas, abertas à livre iniciativa.
 
 
Veja abaixo a reportagem da TVTCE sobre o evento 
 

 
 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação