Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente Gilberto Diniz faz agradecimento durante a última sessão plenária de seu mandato

12/02/2025

Sessão do Pleno datada de 12/2/2025

Gilberto Pinto Diniz, conselheiro presidente do TCE, nesta data (12/2/2025), finalizou a última sessão do Pleno à frente da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais com um sincero agradecimento dirigido a todos os conselheiros, procuradores, servidores e colaboradores, gestores e assessores da Presidência.

“A todos que participaram do trabalho em equipe realizado no biênio 2023-2024, que vivificaram e engrandeceram este Tribunal, eu dou graças.” Nominando os diretores um a um, agradeceu a todos pelo empenho, dedicação, apoio a sua gestão e, por diversas vezes, Gilberto Diniz mencionou e destacou a importância do trabalho em equipe: “creio cheguei até aqui, com a plena consciência de que nada realizei, realizamos todos.”

Ainda saudou os conselheiros Durval Ângelo e Agostinho Patrus que, amanhã (13/2), tomarão posse na Presidência e Vice-Presidência, respectivamente, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, a quem desejou boa sorte e uma gestão exitosa. A cerimônia de posse para presidente, vice-presidente e corregedor está marcada para as 16h, no Teatro Sesiminas.

Os conselheiros Mauri Torres, Durval Ângelo, Agostinho Patrus, Telmo Passareli, Licurgo Mourão, Hamilton Coelho e Adonias Monteiro e, ainda, o procurador-geral do MPC, Marcílio Barenco, presentes à sessão, elogiaram os trabalhos da gestão e fizeram agradecimentos.

O conselheiro Mauri Torres, corregedor, parabenizou-lhe pelo exercício da Presidência e pelo belíssimo trabalho, desempenho, pela organização e dedicação aos trabalhos da Casa, à frente do Pleno e dos trabalhos administrativos e desejou sucesso como corregedor.

Por sua vez, o conselheiro e vice-presidente, Durval Ângelo, fez uma moção de louvor aos dois anos tão proveitosos, profícuos e destacou o diálogo do Tribunal com a sociedade. Parabenizou Gilberto Diniz pelo exemplo que é de dedicação e valorização do serviço público.

Nas palavras do conselheiro Agostinho Patrus, “Encerra hoje um ciclo conduzido com compromisso, com inovação, com excelência.” Patrus ainda destacou que a liderança de Gilberto Diniz trouxe ao Tribunal importantes avanços de modernização, de fiscalização, de valorização da área técnica, de implemento de novas tecnologias, que aprimoraram muito o trabalho da Casa.

O conselheiro Telmo Passareli agradeceu pela excelente gestão à frente do Tribunal em que destacou as tratativas adotadas por Gilberto de consensualidade como forma de resolução de conflitos, mas como método de promoção de políticas públicas mais justas e eficazes.

O conselheiro em exercício Licurgo Mourão também o parabenizou pela condução da Casa. “Vossa Excelência deixa uma marca indelével na gestão deste Tribunal e certamente estará alçado aqui agora no panteão dos grandes presidentes que esse Tribunal já teve”, disse.

Para o conselheiro Hamilton Coelho, “Eficiência e responsabilidade marcaram a administração do presidente Gilberto Diniz e o futuro moldará a gestão do conselheiro Durval Ângelo.” E parabenizou os conselheiros presidente e vice-presidente.

O conselheiro substituto Adonias Monteiro agradeceu a Gilberto Diniz "pela serena e firme condução dos trabalhos deste plenário, propiciando ambiente de elevada produtividade e rigor técnico, além de notável cordialidade, marcas indissociáveis de sua conhecida e longeva trajetória nesta Casa." Disse ainda que a gestão de Gilberto Diniz à frente da Presidência do TCEMG fortaleceu o corpo técnico do Tribunal, as ações do Suricato e o incremento das ações de controle in loco, destacando a "Fiscalização Ordenada de Saúde 2024 que, de forma bem próxima do cidadão, permitiu que conhecêssemos mais detalhadamente a prestação dos serviços públicos de saúde em nosso Estado, ação que ganhou grande destaque nos meios de comunicação", manifestou.

Marcílio Barenco, procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, destacou que o MPC e o Tribunal construíram laços e encontraram saídas nesses dois anos da Presidência do conselheiro Gilberto Diniz que, com seu temperamento tranquilo, calmo, sereno, cumpridor de compromissos e de palavra engrandeceu a Corte de Contas internamente e externamente.

Regina Kelles | Coordenadoria de Jornalismo e Redação