Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente anuncia ao plenário a ampliação da base de dados do Suricato

09/11/2016

O presidente do TCEMG, conselheiro Sebastião Helvecio (Foto: Karina Camargos Coutinho)O presidente Sebastião Helvecio anunciou, na sessão plenária desta quarta-feira, 9 de novembro, a concretização de um termo de cooperação técnica com o Gabinete Militar do Governador do Estado de Minas Gerais. O objetivo é a colaboração entre os órgãos e a troca de conhecimentos e informações. O acordo vai permitir o acesso do Tribunal ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), que, na avaliação do conselheiro, representa “importante base de dados para as ações estratégicas desenvolvidas pelo Suricato, as quais subsidiam as decisões deste TCEMG”.

Logo após, o presidente do Tribunal de Contas informou o colegiado sobre a conclusão de mais uma pesquisa produzida pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa para o Controle Externo (Nepec). A produção científica recebeu o título “Adoção dos procedimentos contábeis patrimoniais nas entidades públicas e estaduais de Minas Gerais”. Sebastião Helvecio lembrou que os resultados “terão aplicação direta no subsídio às ações tanto do Controle quanto de capacitação”. Ele parabenizou os servidores que participaram da pesquisa: Ana Elisa de Oliveira, Antônio da Costa Lima Filho, Flávia de Araújo e Silva, Geraldo Paulino da Silva, Gustavo Terra Elias, José Vuotto Nievas, Márcia Prímola Faria, Regina Lopes de Assis e a equipe da Coordenadoria de Capacitação e Pesquisa.

A realização do Encontro Técnico TCEMG e Municípios nos dias 7 e 8 de novembro também foi destacada pelo conselheiro-presidente. Ele destacou que o Tribunal recebeu, em Juiz de Fora, 980 participantes, dentre eles 90 delegações de prefeitos eleitos, vindos da Zona da Mata mineira e também das regiões Sul, Campo das Vertentes e Vales do Rio Doce, Mucuri e Baixo Jequitinhonha. “Cada prefeito eleito ou representante recebeu um pen-card deste Tribunal com as informações resultantes da apuração do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), de todos os 853 municípios”, acrescentou.