Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente do TCE anuncia adesão a projeto municipalista em posse da nova diretoria da AMM

08/05/2025

Presidente Durval Ângelo (Foto: Daniele Fernandes)

O presidente do Tribunal de Contas (TCEMG), conselheiro Durval Ângelo, anunciou ontem (07/05) o apoio da instituição à iniciativa municipalista para a revisão da distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em favor das cidades mais pobres. “É um projeto de mobilização para a garantia de direitos, de ampliação ao combate à desigualdade entre os municípios”, afirmou o presidente.

Durval relatou que o convite de adesão foi feito pelo novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira (Patos de Minas) e pela prefeita e ex-deputada Elbe Brandão (Nova Porteirinha). Ele lembrou que os municípios alvo do projeto, com coeficiente de 0,6 no FPM (com até 10.188 habitantes), representam 57% das cidades mineiras.

A declaração foi dada durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), eleita para o triênio 2025-2028, no Expominas, em Belo Horizonte, no encerramento do 40º Congresso Mineiro de Municípios. A solenidade teve a presença, entre outras autoridades, do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite, e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior.

O conselheiro presidente ressaltou, em sua fala, que o Tribunal de Contas esteve presente no congresso com um estande, “exercendo seu papel educativo, que acredito que um órgão de controle externo deve ter”.

Em seu pronunciamento oficial como presidente da AMM, Falcão afirmou que a AMM vai trabalhar para todos os municípios, mas principalmente para os pequenos, que são a maioria e aqueles que mais precisam desse suporte.

Na oportunidade, também foi assinado o termo de cooperação entre o TCEMG e a AMM, com o objetivo de postular o fomento de cursos, eventos, capacitação, participação, inclusão da Associação na conciliação com os municípios e o TCE, além de capacitação e oferta de pós-graduação.

O 40º Congresso Mineiro de Municípios teve como tema: “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”. Durante dois dias de evento, participaram mais de 11 mil cidadãos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, servidores públicos, imprensa e sociedade civil. 

 

Presidente do TCE anuncia adesão a projeto municipalista em posse da nova diretoria da AMM