Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente do TCE participa de debate em defesa à população indígena de MG

10/10/2025

Conselheiro Durval em reunião no TRF6ª (Foto Hernando Garcia/TCEMG)

O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Durval Ângelo, participou hoje(10/10), da primeira reunião do Comitê JusPovos, formado por órgãos públicos com a intenção de criar cooperações interinstitucionais para a proteção dos direitos de povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, além de manter diálogos permanentes entre as entidades públicas, o incentivo da preservação de práticas culturais dessas comunidades, o intercâmbio de boas práticas e outras ações.

O encontro aconteceu no plenário do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Belo Horizonte. Na apresentação, o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira, ressaltou o incentivo do conselheiro Durval Ângelo na criação do grupo e a preocupação com as populações tradicionais.

O grupo reunido debateu sobre investimentos na Saúde, principalmente na questão indígena.

O servidor do TRF de Teofilo Otoni, Fernando Sfredo, fez observações sobre visitas técnicas aos povos originários dos Vales Mucuri e Jequitinhonha. Camila Moreira de Castro, subsecretária de Políticas e Ações de Saúde de Minas Gerais, contou sobre a preocupação com a população Maxacali, no nordeste de Minas; De forma remota, o juiz do TRF, em Uberlândia, Osmane Antônio dos Santos falou sobre o desenvolvimento da minuta do Projeto Identidade Indígena. A defensora pública do Estado Ana Cláudia Storch falou a importância de valorizar o modo de vida dos povos originários e tradicionais. Encerrando as apresentações sobre o tema, o procurador Edmundo Antônio Dias, do Ministério Público Federal, destacou o entusiasmo de toda equipe em realizar ações conjuntas entre os órgãos públicos.

Ainda participaram da reunião a liderança indígena Sueli Maxacali Isael Maxakali; a desembargadora Juliana Vignoli Cordeiro, do TRT3; os desembargadores Rogério Medeiros Garcia de Lima e Enéias Xavier Gomes, do Tribunal de Justiça; o defensor público federal Diego Antônio de Almeida; e o promotor Afonso Henrique Miranda, do Ministério Público mineiro.

Visita à aldeia no nordeste mineiro

No dia de ontem (09/10), Durval Ângelo acompanhou o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti nas cidades de Bertópolis e Santa Helena de Minas, no nordeste do Estado, para conhecer a realidade das comunidades Pradinho e Água Boa, ocupadas pela população Maxacali.

Para prestar atendimentos de saúde aos indígenas de lá, o presidente do TCEMG fechou uma parceria com o Instituto Luz para a Vida que enviou um veículo equipado com ferramentas de oftalmologia e odontologia para cada uma das comunidades, durante toda a semana. Até o fim do ano, a população feminina também vai receber uma carreta com atendimento ginecológico.

O Tribunal de Contas ainda participou da criação do acordo de colaboração para criação de um hospital em Teofilo Otoni com uma ala exclusiva de atendimento indígena e da transferência de R$2 milhões para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde na comunidade de Pradinho, em Bertópolis.