Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente participa de lançamento do Projeto Destrava Minas 853

18/06/2021

Foto: Ascom TJMG
O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro José Alves Viana, participou do lançamento do Projeto Destrava Minas 853, do Tribunal de Justiça mineiro, na quinta-feira (17/06). O projeto tem por objetivo a solução de conflitos, via mediação, que envolvam obras públicas paralisadas em todos os municípios mineiros. A ideia é desemperrar processos travados por liminares ou atuar na fase pré-processual nas demandas com potencial de serem judicializadas. O conselheiro Corregedor, Durval Ângelo, também participou da cerimônia, comandada pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, e que contou com a presença do ministro do TCU, Augusto Nardes, do vice-governador Paulo Brant e de dezenas de autoridades do Executivo, Legislativo e do Judiciário mineiro, além de representantes da sociedade civil.
 
Na solenidade foi assinada uma Portaria Conjunta, para a formalização das parcerias, criando de um comitê Interinstitucional formado por representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Governo do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública, pelo Município de Belo Horizonte e pela Associação Mineira de Municípios. 
 
Por meio do projeto Destrava Minas 853, os procuradores municipais farão um levantamento, nos próximos 30 dias, das obras paralisadas, em seus respectivos municípios, que impactam o desenvolvimento econômico e social. Com essa listagem, caberá ao comitê propor a adoção de medidas para solucionar os entraves e permitir que as obras sejam retomadas. A atuação do projeto abrange não apenas as obras públicas paralisadas por decisões judiciais de caráter liminar, mas também empreendimentos com andamento suspenso ainda na fase pré-processual, que têm potencial de serem judicializados futuramente.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação – com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG
 
 
Foto: Renata Péret