Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente recebe a Grande Medalha da Inconfidência

24/04/2017

Governador Fernando Pimentel entrega a medalha ao presidente Cláudio Terrão - Foto: Manoel-Marques_Imprensa-MG
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Cláudio Terrão, foi agraciado na sexta-feira, feriado de 21 de abril, com a Grande Medalha da Inconfidência, entregue pelo governador Fernando Pimentel. A comenda é a maior honraria concedida pelo estado e homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Presidente Cláudio Terrão e a esposa Alcimone  - Foto: Marcelo-SantAnna_Imprensa-MGCriada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Além do presidente Cláudio Terrão, entre os homenageados deste ano estiveram governadores de estado, parlamentares, magistrados, artistas, professores, militares, juristas, médicos, advogados, gestores públicos, historiadores, religiosos, esportistas e empresários.

O governador Fernando Pimentel destacou a importância de dois líderes homenageados na solenidade, Tiradentes e Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz, que foi agraciado, in memorian, com o Grande Colar. Ele foi representado pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye.

“Estamos concentrados na praça em que culminou o suplício a que Tiradentes foi submetido em 21 de abril de 1789. Aqui veio a ser exposta a cabeça do mártir, em poste de ignomínia. Lembrar essa violência também é parte do nosso dever histórico, como é parte dele lembrar os 27 anos de prisão arbitrária e injusta impostos a Nelson Mandela. Mais do que nunca, no Brasil e no mundo de hoje, recuperar o exemplo histórico desses dois líderes é imprescindível”, reforçou Pimentel.