Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Primeira Câmara emite parecer prévio pela aprovação das contas do prefeito de Uberaba

22/05/2019

Uberaba - wikipedia - marcada para reutilização no Google

A Primeira Câmara do TCEMG votou, em sessão desta terça-feira (21/05/2019), pela emissão do parecer prévio pela aprovação das contas do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, no exercício de 2015. O Tribunal determinou recomendações de boas práticas de gestão pública a serem observadas pelos próximos chefes do executivo, referentes ao empenho de despesas e ao cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).

Em seu voto, o relator do Processo nº 1.007.450, conselheiro Sebastião Helvecio, recomendou que ao proceder empenhos de despesas, o executivo “observe as dotações iniciais aprovadas na Lei Orçamentária, pelo Legislativo Municipal, assim como as alterações orçamentárias ocorridas no decorrer do exercício, de modo a se verificar se são suficientes para execução dos gastos”.

Em relação ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, Helvecio destacou os pontos a serem observados pelo gestor. “Reafirmo a necessidade de cumprimento das metas do PNE referentes à universalização do acesso à educação infantil na pré-escola, à elevação da taxa de alfabetização e à implementação de planos de carreira para os profissionais da educação, em consonância com o piso salarial nacional, como também da necessidade de compatibilização das peças orçamentárias com as metas daquele programa”.

O voto do relator conselheiro Sebastião Helvecio foi aprovado na íntegra pelos demais conselheiros da Primeira Câmara, José Alves Viana e Durval Ângelo.

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação