Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Primeira rodada do Encontro Técnico 2023, em BH, destaca inovações nas legislações

18/04/2023

Foto: Felipe Jácome

Belo Horizonte inaugurou, nesta terça-feira (18/04) o “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2023”. O já tradicional evento do Tribunal de Contas mineiro existe há 13 anos, levando capacitação e conhecimentos para os agentes públicos e percorrendo os quatro cantos de Minas Gerais. O tema deste ano é “Inovações legislativas e os desafios para a Administração Pública”. A solenidade de abertura ocorreu no Auditório Vivaldi Moreira, e contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico, político e do controle externo mineiro.

O presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, fez a abertura do encontro. Ele explicou a dinâmica dos trabalhos nos dois dias de evento, falou sobre os temas das palestras e destacou a importância do encontro. “Este é um momento oportuno para tratarmos de temas relevantes para a gestão pública, no aperfeiçoamento de ações voltadas ao cumprimento dos princípios que norteiam a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, disse. 
 
O presidente reforçou que o Encontro Técnico é “uma iniciativa importante do Tribunal, que começou há 13 anos, para manter esse canal de interlocução com os agentes públicos municipais. O TCEMG sabe que a orientação é fundamental para os seus jurisdicionados”, concluiu.
 
O prefeito de Ouro Branco e diretor da Associação Mineira de Municípios, Hélio Campos, parabenizou o TCEMG pela iniciativa de incentivar a capacitação dos servidores públicos. “As atividades são importantes ações para transmitir novos conhecimentos e novidades jurídicas para quem está atuando na ponta”. Campos destacou que “é importante que prefeitos e secretários joguem o jogo bem treinados, conhecendo as regras”, disse, ponderando que “eventos como esse engradecem ainda mais a nossa luta municipalista”.
 
Compuseram a mesa de abertura do encontro, ainda, o promotor de Justiça do MPMG, Daniel de Sá Rodrigues, o controlador-geral da Prefeitura de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, o defensor-público auxiliar Alexandre Barbosa, a procuradora do Ministério Público de Contas, Sara Meinberg, e a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé. Os conselheiros Durval Ângelo, Wanderley Ávila, Cláudio Terrão e José Alves Viana, além dos conselheiros-substitutos Hamilton Coelho e Telmo Passareli e da procuradora do MPCMG, Cristina Melo, também prestigiaram a solenidade. 
 
Palestras
 
O tema principal do evento, destacado já na abertura pelo presidente Gilberto Diniz, foi a Lei nº 14.133/21, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. A palestra sobre a lei foi proferida pela analista de Controle Externo Silvia Araújo. Ela fez um panorama geral sobre a evolução da legislação acerca do tema, explicou mudanças na perspectiva da nova lei, falou sobre os pontos centrais, reforçou conceitos e a importância do planejamento, disse sobre prazos e vigência, modalidades de licitação e discorreu acerca de expectativas futuras. 
 
Em seguida, a analista de Controle Externo Elizabeth Queiroz palestrou sobre “Padronização da classificação por fonte ou destinação de recursos”. Na parte da tarde, o coordenador da 3ª Coordenadoria de Fiscalização do Estado, Pedro Costa, falou sobre o reequilíbrio econômico-financeiro nas contratações públicas. Já o coordenador de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia, Douglas Oliveira, ministrou a palestra “Boas práticas nas contratações de obras e serviços de engenharia”.
 
Na parte final do primeiro dia de atividades, a analista Karen Nadolny fez a palestra “Aprimorando os conhecimentos em atos de pessoal”. Em seguida, Ane Marla Raimundo, coordenadora de Acompanhamento da Gestão Fiscal dos Municípios, falou sobre a gestão fiscal no Fiscalizando com o TCE, e a analista Marínisia Lopes palestrou sobre “Ouvidoria – Comunicação centrada no cidadão”. Por fim, o diretor comercial da AMM, Rodrigo Lázaro, explicou sobre o “Observatório AMM: tecnologia de ponta com diagnósticos situacionais dos municípios mineiros”.
 
Oficinas 
 
Na quarta-feira, o Encontro Técnico inaugura uma novidade para 2023: as oficinas temáticas, para agentes públicos que desejam se aprofundar em um dos temas das palestras do dia anterior. Elas terão vagas limitadas, exclusivas para representantes dos municípios que integrem as macrorregionais das cidades-sede.
 
Ao longo de 2023, a caravana do TCEMG percorrerá, ainda, Passos (Sul de Minas), Barbacena (Campo das Vertentes), Janaúba (Norte), Diamantina (Vale do Jequitinhonha), Araguari (Triângulo Mineiro) e Unaí (Noroeste). 
 
A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, organizadora do evento, emitirá certificados on-line aos participantes. Para acessá-los e, também, para saber todas as informações do Encontro Técnico 2023, CLIQUE AQUI.
 
 

Encontro Técnico 2023 - Belo Horizonte

 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação