Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Processos e decisões do TCE sobre gestão das APACs são destaques em segundo dia de encontro

25/09/2024

Fotos: Vinícius Dias

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) conselheiro Durval Ângelo e seu assessor, Gustavo Vidigal, participaram na manhã desta quarta-feira (25) do evento “Diretrizes e ferramentas para a gestão financeira das APACs”, realizado pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), no auditório do TCE.


Os dois fizeram uma apresentação detalhada sobre processos e decisões do Tribunal de Contas acerca das gestões das Associação de Assistência aos Condenados (APACs) em Minas Gerais, principalmente com relação a decisão tomada acerca da denúncia da FBAC a respeito de um bloqueio de repasses à APAC de Frutal. Durval Ângelo e Gustavo Vidigal também detalharam a auditoria operacional realizada pelo TCE na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).


Segundo Gustavo Vidigal, após uma auditoria operacional realizada pela equipe do Tribunal de Contas, constatou-se que detento do sistema prisional custa três vezes mais do que um recuperando da APAC. “Olha o potencial de economia dos recursos públicos. Sem contar o grau de reincidência do sistema prisional, que é muito maior do que o grau de reincidência das APACs. Eu não tenho os números ainda, mas posso garantir que no sistema APAC é quatro por cento a menos e do sistema prisional é acima de cinquenta por cento”, detalhou o assessor.


Gustavo Vidigal afirmou ainda que o objetivo do TCE é ser um fórum de discussão no sentido de aprimoramento da parceria “não uma relação contratual entre as APACs, o estado de Minas Gerais e o Tribunal de Contas”. Sobre os processos e decisões do TCE, o assessor destacou mais uma vez o objetivo da corte de contas: “Tentar incitar e fomentar junto aos atores envolvidos a questão da prestação de contas com base no resultado e não propriamente na questão financeira. Porque isso é uma determinação legal”.




A APAC - Associação de Assistência aos Condenados - é uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, que visa recuperar o preso, socorrer as vítimas, proteger a sociedade e promover a justiça restaurativa.

 


Ferramentas para gestão financeira das APACS


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação