Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Procurador faz discurso de agradecimento em fim de mandato

07/06/2018

Durante sessão do Tribunal Pleno, na quarta-feira, 06/06/18, o procurador Daniel de Carvalho Guimarães proferiu algumas palavras de agradecimento por ocasião do final de seu mandato como procurador-geral do Ministério Público de Contas entre 2016 a 2018. Na oportunidade, Daniel congratulou a procuradora Elke Andrade Moura pela nomeação e posse no cargo de nova procuradora-geral. Antes, os conselheiros Mauri Torres, Wandeley Ávila, José Alves Viana, Gilberto Diniz, Hamilton Coelho (em exercício) e o conselheiro-substituto Licurgo Mourão, presentes na sessão, saudaram o procurador pelo trabalho desenvolvido à frente do Ministério Público de Contas de Contas junto ao TCEMG.

Leia na íntegra o discurso do procurador Daniel de Carvalho Guimarães:

Diante das manifestações aqui trazidas, e também por esse marco temporal, diante do encerramento do mandato que me foi conferido para dirigir o MPC entre 2016 / 2018 gostaria de dirigir as vossas excelências algumas breves palavras.

A primeira é de agradecimento.

Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer aos Procuradores do Ministério Público de Contas. Pela decisão de Suas Excelências fui incluído por duas vezes consecutivas na lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral. Uma grande honra, que mais tarde se tornou uma imensa responsabilidade.

Foram Suas Excelências também que apoiaram cada momento dessa gestão que se prolongou por quatro anos. Cada conversa que tive com Suas Excelências foi importante na tomada de decisões ao longo desse tempo. Agradeço à cada um deles.

Em segundo lugar agradeço aos conselheiros e conselheiros-substitutos desse Tribunal de Contas, a todos aqui desse Tribunal Pleno. Pela enriquecedora experiência de exercer o mister do controle externo perante esse tribunal pleno e como procurador-geral. Agradeço a cada um dos senhores pelo diálogo institucional aberto e respeitoso. Procurei sempre pautar essa administração com prudência, equilíbrio e respeito institucional. As eventuais medidas excepcionais foram tomadas após a devida reflexão e pelas vias legais pertinentes.

Participar dessas sessões plenárias do Tribunal de Contas foi para mim um aprendizado enriquecedor.

Também gostaria de agradecer a equipe da Procuradoria-Geral que me acompanhou ao longo desse tempo. À Diretoria na pessoa do Sr. Eric Botelho Mafra, nosso diretor. À coordenadoria de apoio operacional, hoje titularizada pelo Wanderley e à Coordenadoria de Ações do Ministério Público, hoje chefiada pela Mônica. Também gostaria de agradecer aos que passaram por lá, o Ivo e a Juliana, também ao Márcio que prestaram relevantes serviços ao Ministério Público de Contas enquanto ali estiveram. Também gostaria de agradecer a cada um dos servidores dessas Coordenadorias, inclusive a uma especial que nos deixou para sempre. Ieda nos deixou em 02 de agosto de 2017 e deixou um vácuo difícil de preencher na nossa Coordenadoria de Ações do MP.

Gostaria também de agradecer a equipe do meu gabinete e aqui faço nas pessoas dos servidores Ana Paula Vasconcelos Costa, Ana Luiza, Adriana, Bárbara, Roberto, Lorena e Ricardo. Outros três também passaram por lá e depois tiveram outros caminhos, o Henrique, a Hely e a Patrícia.

A segunda palavra, Senhor presidente é de congratulação.

Gostaria aqui de congratular a Dra. Elke Moura pela nomeação e posse no cargo de Procurador-Geral. Mas antes disso gostaria de agradecer a Sua Excelência pelo apoio ao longo dessa gestão e pela constante dialética e crítica construtiva que nos fizeram chegar a uma síntese. Pode parecer aos olhos dos outros que temos muitas coisas em comum, e concordamos em tudo, mas na verdade era muito diferente disso. A última palavra era sempre a minha, “sim, senhora”. A Dra Elke sempre me ajudou a tomar as decisões ao longo desse período.

E também em segundo lugar congratulo pela nomeação. A Dra. Elke tem todos atributos necessários para ofício do cargo e isso eu testemunhei de perto.

Também congratulo o Procurador Marcílio Barenco, que foi hoje nomeado e empossado como Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas. Sua Excelência já demonstrou em outras oportunidades a tenacidade, a firmeza e o equilíbrio para exercer tão importante cargo em outras instituições. Desejo a ambos uma gestão exitosa a frente do nosso Ministério Público de Contas de Minas Gerais.

Finalmente, senhor presidente, a última palavra é de despedida.

A caminhada ao longo desses quatro anos foi árdua. Respirei o MPC cada dia desses quatro anos. Comemorei, sofri e vivi com intensidade cada momento dessa trajetória.

Ainda estou insatisfeito, senhor presidente, há muito o que fazer pelo MPC-MG. Eu fiz o que tive capacidade, a história dirá se foi suficiente, ou mesmo relevante.

Porém me conforto nas palavras de Santo Agostinho: “há maior alegria quando se conclui uma coisa, do que quando se começa. Todo começo é repleto de inquietude que cessa apenas quando se consegue o fim apetecido e esperado que leva a começa-la. O coração não canta vitória pelo que começa, mas pelo que termina”.

E assim me despeço.

Senhores, foi uma imensa honra chefiar o Ministério Público nesses 4 anos e exercer com Vossas Excelências o controle externo perante esse Tribunal Pleno.

Muito obrigado.

Fiquem com Deus.

Daniel de Carvalho Guimarães

Belo Horizonte, 06 de junho de 2018.