Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Procuradoras participam de reunião na ALMG

17/09/2021

6ª Reunião Extraordinária da Comissão Extraordinária das Privatizações (Foto: Thiago Rios Gomes)

As procuradoras do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC-MG), Sara Meinberg e Maria Cecilia Borges, participaram na tarde de ontem, 16/09/2021, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerias, da 6ª Reunião Extraordinária da Comissão Extraordinária das Privatizações. O convite para as procuradoras participarem da audiência foi feito pelo presidente da comissão, deputado Coronel Sandro, que desejava debater questões relacionadas ao processo de desestatização estadual, sobretudo as questões ligadas à desestatização da Codemge e da Codemig.

As procuradoras apresentaram um histórico de como casos semelhantes foram julgados no Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida elas levantaram possibilidades que essa venda de ativos pode ser uma maneira acabar com a Codemig e com a Codemge. Sara e Maria Cecília explicaram que como a venda dos ativos está acontecendo gerou algumas suspeitas e que, atualmente, o caso está sob investigação do MPC-MG.

As procuradoras explicaram o conceito de desinvestimento e desestatização e levantaram a possibilidade das duas empresas estatais estarem sendo fragmentadas para que os ativos serem vendidos. Sara e Cecília ressaltaram que para as empresas serem extintas é necessário que uma autorização da Assembleia, como é exigido pelas constituições federal e estadual.

Além das procuradoras Sara Meinberg e Maria Cecilia Borges e do presidente da Comissão Extraordinária das Privatizações, deputado coronel Sandro, também participou da reunião o deputado Bartô. 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação