Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Produtividade do TCE alcança 118% em 2016

27/03/2017

A Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação divulgou, neste mês, os resultados da deliberação processual do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) no ano de 2016. O TCEMG alcançou 118% da meta geral, o que significa a finalização de um montante de 35.023 processos. As deliberações de processos recentes, autuados entre 2015 e 2016, e de processos intermediários, autuados entre 2012 e 2014, superaram as metas institucionais estabelecidas.

Segundo a coordenadora do Escritório de Planejamento Estratégico, Sandra Rodrigues de Carvalho Valle, “o sucesso do resultado alcançado em 2016 se deve ao esforço coletivo dos servidores e gestores da casa, com foco em cumprir a meta estabelecida”.

O TCEMG mantém com o Governo do Estado a meta de deliberação de processos como indicador de efetividade para demonstrar suas ações ao cidadão. Essa meta é parte do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG. Trata-se de um planejamento de médio prazo, para execução em 4 anos, no qual são construídos os orçamentos, os programas finalísticos e os programas administrativos.

De acordo com Sandra Valle, o modelo atual da elaboração das metas institucionais foi instituído na administração do biênio 2013/2014. Naquele momento, o objetivo primordial era reduzir o estoque dos processos antigos. As gestões posteriores, após revisarem os resultados, entenderam dar um novo foco para as metas, passando a priorizar os processos novos e intermediários, reservando um percentual menor para os processos antigos.

Para 2017, a DGEI pretende fazer mudanças na forma de acompanhamento das metas institucionais. “Até agora, o Escritório de Planejamento Estratégico – Eplan - acompanhou mais de perto os gabinetes de relatores, responsáveis na ponta pela deliberação dos processos”. Com o novo modelo de gerenciamento, o Eplan pretende realizar um acompanhamento conjunto das 3 áreas: órgão técnico, Ministério Público e gabinetes e, dessa maneira, facilitar o alinhamento entre as unidades. Dessa forma, poderá ser percebido o grau de dificuldade de cada etapa, se há gargalos no fluxo dos processos e as causas desses gargalos. Assim, o trabalho de acompanhamento favorece a mobilização para o enfrentamento dos problemas” explicou Sandra.

A coordenadora acredita que o Sistema Focus, ferramenta informatizada de produção de documentos ponta a ponta, em implantação no Tribunal, dará mais agilidade à deliberação, pois as áreas terão um padrão de trabalho e toda a análise realizada será registrada de forma estruturada no sistema, potencializando também a gestão do conhecimento. “Vamos dar um salto na qualidade e na tempestividade, que é o nosso principal desafio.”