Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Professor do mais conceituado instituto de tecnologia americano troca experiências com TCEMG

28/08/2014

Em Reunião Técnica, na manhã desta última quarta-feira, 27, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), dando continuidade aos trabalhos da Política de Fiscalização Integrada (Suricato), recebeu a visita do Professor e Pesquisador do Media Lab − órgão integrante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), César Hidalgo, que também compõe o corpo docente do Instituto de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard.

Em nome da Presidente Conselheira Adriene Andrade, o Vice-Presidente Conselheiro Sebastião Helvecio recebeu também o Professor Evaldo Ferreira Vilela, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), mediadora do Acordo de Cooperação que prevê a participação do pesquisador do MIT.

O acordo a ser assinado é parte da Política de Fiscalização Integrada (Suricato) do TCEMG, que tem como principal objetivo alcançar maior efetividade nas ações de controle externo e implantar a gestão do conhecimento e da informação, aprimorando os resultados decorrentes das ações de fiscalização e controle.

Além de familiarizar-se com os sistemas de informação desenvolvidos no âmbito do TCEMG, o Professor César Hidalgo fez uma breve apresentação de seus trabalhos no Media Lab/ MIT. Fundado em 1861, é uma universidade privada que se tornou referência mundial em pesquisas e estudos de ciências e tecnologia, tendo um dos processos seletivos mais concorridos do mundo e, até hoje, responsável pela formação de 81 ganhadores do Prêmio Nobel.

O trabalho do Professor Hidalgo consiste no desenvolvimento de sistemas de informação que ajudem os países a desenvolver políticas públicas aptas a melhorar o nível de vida de seus cidadãos.

Presentes à reunião a Vice-Presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, Emília Paiva, e o Empreendedor Público Éber Gonçalves, além de integrantes da equipe técnica do TCEMG.