Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Programa Ambiental do TCEMG está de cara nova

21/05/2018

Reunião do Comitê e colaboradores do Programa Ambiental do TCEMG (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

O Tribunal de Contas tem agora um novo programa ambiental: o TCE Sustentável. Ele reestrutura o antigo programa Ambientação (da extinta parceria com a Feam) e traz novas ações para continuar a promover mudanças de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas. A Portaria 15/18, de 23/03/2018, instituiu o comitê para implementação e o desenvolvimento de programas e ações de responsabilidade socioambiental no âmbito do Tribunal de Contas.

O novo programa é decorrente da adesão do TCEMG à Rede Sustenta Minas, um Comitê de Trabalho Interinstitucional, instituído pelo Termo de Cooperação Técnica celebrado no final do ano passado entre várias instituições, entre elas, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, a Justiça Federal – Seção Judiciária de Minas Gerais, a Procuradoria da União no Estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Juiz de fora, entre outras. Integrando a Rede Sustenta Minas, o TCEMG se compromete a criar grupos de cooperação nas áreas de racionalização e redução de custos, construções sustentáveis, destinação adequada de resíduos, compras sustentáveis e compartilhada e qualidade de vida.
 
“A participação do TCE mineiro junto a outros órgãos na Rede Sustenta Minas reforça a importância de se repensar o trabalho em conjunto, unindo esforços para um planejamento e melhor execução do acompanhamento de programas e projetos de ações comuns de responsabilidade socioambiental”, afirmou Cláudio Dias Ferreira, presidente do Comitê do TCE Sustentável. Além de Cláudio Ferreira e Renata Amédée Péret Motta (que representam o TCEMG na Rede Sustenta Minas), também participam do comitê no âmbito do Tribunal os servidores José Artur do Nascimento Pena, Paulo Assunção Mota, Rachel Rocha Barbosa de Castro, Suzana Starling de Pádua e Valéria Cristina Gonzaga.
 
Cláudio Ferreira e Renata Amédée Péret Motta representam o TCEMG na Rede Sustenta MinasTCE Sustentável

O novo programa vai reestruturar algumas ações já implantadas, como a coleta seletiva e promover melhorias nas já adotadas, como a troca das lâmpadas pelo modelo LED, torneiras temporalizadas, impressão frente e verso. Mas também vai adotar normas de conduta de sustentabilidade, que repensam hábitos de consumo e de descarte de materiais estimulando os servidores quanto às práticas ambientalmente corretas, destinando adequadamente os resíduos gerados para fins sociais e estruturando o Tribunal para a utilização adequada dos recursos naturais.
 
“Esse é o momento de reestruturação, criando novas rotinas e uma logística diferente”, explica o presidente do Comitê. “Já fizemos um diagnóstico da situação atual do Tribunal e paralelamente tivemos uma conversa com os encarregados dos serviços gerais, que envolverão os serventes de limpeza – agentes fundamentais nessa transformação”. Cláudio reforça ainda que a participação do servidor no programa é essencial e indispensável para que funcione. O trabalho deve ser contínuo e aos poucos aperfeiçoado, buscando parcerias, a fim de que se alcance o objetivo”, finaliza.
 
No dia 5 de junho, quando será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o TCEMG participa do 1º Seminário Rede Sustenta Minas, onde serão compartilhados conhecimentos e trocadas experiências sobre gestão de resíduos. As inscrições estão abertas até o dia 31/05 para servidores das instituições que integram a Rede Sustenta Minas.
 
Nessa quarta-feira, 16/05, os membros do comitê e os facilitadores, convocados para reforçar e atuar dentro dessa área de atividade, reuniram-se na Diretoria Administrativa para debater ideias a respeito da implantação do programa.
 
A logomarca foi desenvolvida pela Coordenadoria de Publicidade e Marketing.
 
 
Redação e fotos: Luiz Gustavo Ribeiro | Coordenadoria de Jornalismo e Redação