Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Programa ambiental envolve colaboradores

11/10/2012

O “Ambientação – Educação ambiental em prédios públicos de Minas Gerais” é um programa de comunicação e educação socioambiental coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam e desenvolvido em parceria com as instituições públicas do Estado de Minas Gerais.
No Tribunal de Contas, o programa recebeu o nome de “Ambiente que conta” e foi instituído pela Portaria da Presidência nº 216/11, no dia 14 de dezembro de 2011. O objetivo principal do projeto é promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas.

Uma comissão, formada por colaboradores do Tribunal, foi criada com o objetivo de elaborar, acompanhar e debater ideias a respeito da implantação do programa. Dentro do plano de ação traçado pela comissão setorial, uma das primeiras ações do grupo foi elaborar um diagnóstico sobre o lixo depositado nas lixeiras das salas e em todas as dependências do Tribunal. Segundo o relatório da ação, o que se constatou é que o papel representa mais de 50% do lixo recolhido nos dois prédios. A partir dessas informações, será realizada a compra de lixeiras seletivas a serem disponibilizadas em todos os ambientes de trabalho.

Serão três tipos de lixeiras para depositar material não reciclável, reciclável e papel; nas cores cinza, vermelha e azul, respectivamente. A previsão é de que a partir do mês de novembro, todas as salas já tenham as novas lixeiras. O material recolhido terá uma destinação adequada que será a doação para associação de catadores, evitando o descarte em aterros sanitários. A formalização de uma parceria com uma associação já está sendo feita.

Outra ação, que está em andamento, são os testes de conhecimentos disponibilizados na intranet do TCE todas as terças-feiras. Os participantes que acertam o quiz (que envolve questões sobre ecologia e meio ambiente) concorrem a uma muda de planta e uma caneca térmica. A expectativa é de que todos os colaboradores da instituição se envolvam na ação.

HISTÓRICO
O Tribunal de Contas já vem implantando ações de economia no ambiente de trabalho desde o ano passado. Ações como a extinção das garrafinhas de água mineral e a recomendação da impressão no modo econômico e frente e verso já foram repassadas aos colaboradores.

Para Cláudio Dias Ferreira, Coordenador da comissão “Ambiente que conta” e da área de material do TCE, a expectativa é de que as ações do programa atinjam os colaboradores de maneira efetiva, e não seja apenas uma atividade sazonal. “O envolvimento dos colaboradores e a manutenção das ações de economia é de fundamental importância para a preservação do meio ambiente e a melhoria na qualidade de vida”, destacou Cláudio.

O programa possui duas linhas de ação que são o “consumo consciente” e a “gestão de resíduos”. O primeiro engloba a economia de água, energia elétrica e material de escritório. O segundo engloba o reaproveitamento de materiais, a responsabilidade na gestão dos resíduos por meio da redução no consumo e a identificação e separação de recicláveis no ambiente de trabalho. Dessa forma, os benefícios são econômicos, ambientais e sociais. Para conhecer mais sobre o programa de sustentabilidade, acesse: www.ambientacao.mg.gov.br