Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Programa sustentável do TCE gera benefícios para o meio ambiente

29/03/2016

O projeto TCEMG Sustentável tem colhido bons frutos das ações que tem realizado desde o princípio de 2015. Liderado pelo chefe de gabinete da presidência Roberto de Mello Saada, o programa foi implementado junto com a gestão do conselheiro Sebastião Helvecio como presidente. Em doze meses da aplicação do projeto, o Tribunal de Contas de Minas Gerais economizou R$165 mil, equivalente a 308,768 quilowatt.

Segundo Saada, para a produção de 1kwh de energia é necessário 3800 litros de água, o que significa que o TCE deixou de consumir 1 bilhão 173 milhões 318 mil e 400 litros, aproximadamente, dos reservatórios do Estado, em um período de grave crise hídrica.

Hoje o TCE tem uma demanda maior de energia, com a utilização do 6º andar do prédio sede e algumas reformas que tem sido feitas para melhoria do serviço. “Ainda assim, toda a economia foi gerada sem gastos, somente com a mudança de atitudes, comportamento e colaboração dos funcionários da Casa”, festeja o chefe de gabinete.

Outro ponto positivo da execução do projeto é a diminuição de descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, como as mais de 1000 lâmpadas desativadas, que receberam o selo de sustentabilidade e outras centenas que são mantidas desligadas pelo interruptor que deixaram de ser usadas, além da economia ao cofre do TCE, que minimizou a aquisição de materiais elétricos em 61,64% e o consumo de energia em 15,91%.

Em sessão plenária do dia 2 de março, o conselheiro presidente Sebastião Helvecio informou que o TCE mineiro deve economizar R$50 mil no ano em serviços de impressão. A medida vai ser alcançada devido ao novo contrato do serviço, a obrigatoriedade da impressão frente e verso e a criação da Central de Cópias.

A campanha foi criada diante da crise hídrica e elétrica que o país tem enfrentado, com a ideia de adotar novas medidas para poupar energia, como conscientizar os servidores e funcionários e apagar pontos de luzes e computadores que não estejam em uso.

Além da economia hídrica e elétrica, o TCEMG Sustentável diminuiu o consumo de papel em 54,73%, nos últimos 12 meses. “O Tribunal, trabalhando com a mesma eficiência, gastando menos energia, papel, água e descartando menos resíduos sólidos, está, na verdade, preservando os verdadeiros valores da sustentabilidade”, finaliza Saada.