Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Conhecer recebe alunos do curso de Ciências do Estado

06/11/2013

Os alunos do oitavo período do curso de Ciências do Estado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visitaram o Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) nesta quarta-feira (6/11). Através da programação do projeto institucional Conhecer, os estudantes acompanharam a sessão semanal do Tribunal Pleno, maior instância de deliberação da Casa. A Presidente Adriene Andrade e os demais conselheiros saudaram e agradeceram a presença dos acadêmicos.

Os visitantes estão cursando as disciplinas Controle da Administração Pública e Tópicos de Controle Externo, com conteúdo diretamente relacionado à atividade do Tribunal. Eles foram acompanhados pela professora Maria Tereza Fonseca Dias, do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFMG. Segundo a docente, o Projeto Conhecer é relevante para o aprendizado por proporcionar experiência prática e aplicação do conhecimento ensinado em sala de aula. “Como o foco do curso é o Estado, conhecer como é feito o controle é importante”, destacou Maria Tereza.

A estudante Josiane Santos de Jesus acompanhou o grupo recebido no TCEMG durante a sessão plenária. “Fiquei impressionada com a seriedade que os assuntos foram tratados. Acho que tivemos uma boa compreensão da sessão, porque estudamos antecipadamente as competências do Tribunal”, disse. Outra visitante, a aluna Ludmila Duarte Borges, avaliou positivamente o Projeto Conhecer. “Esse contato é valioso para conhecermos o mercado de trabalho. Nosso sonho é ingressar numa carreira do Estado para aplicar o que estudamos”, explicou.

Além de comparecerem ao Plenário, os alunos visitaram a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, para assistirem palestra da servidora do TCEMG, Edalgina Bráulia de Carvalho Furtado de Mendonça. Com o tema “Conhecendo o Tribunal”, a apresentação abordou a história, as funções e os sistemas informatizados utilizados pelo Tribunal. No mesmo local, o também servidor Cássio Tadeu de Melo falou aos estudantes sobre o Programa Ponto de Expressão, promovido pelo Tribunal, que traz debates de interesse da comunidade acadêmica. Finalmente, todos foram conhecer a Biblioteca Conselheiro Aloysio Alves da Costa.