Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Conhecer recebe reforços em Lavras para aproximar Tribunal de alunos do EJA

14/09/2017

A procuradora Cristina Melo e a coordenadora da Ouvidoria do Tribunal, Patrícia Cortez, foram à sala de aula (Foto: Alda Clara)

Na noite de ontem, 13 de setembro, toda a equipe do Tribunal de Contas (TCEMG) que desembarcou na cidade de Lavras, no Campo das Vertentes, para realizar o Encontro Técnico, engrossou voluntariamente as fileiras do Projeto Conhecer. O desafio era entrar nas salas de aula da Escola Municipal Doutora Dâmina, no turno da noite, e proporcionar um contato direto do Tribunal com os professores e os 270 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dessa forma, palestrantes e a equipe de apoio tiveram a experiência rara de conversar com um público variado - formado por adolescentes, adultos e idosos - que vai à escola após um exaustivo dia de trabalho. Para obter melhor resultado, os "recrutas" do Conhecer se dividiram em seis turmas, que bem representam a realidade dos cidadãos e usuários de serviços públicos no nosso estado.

A coordenadora do projeto "Na Ponta do Lápis", Naila Mourthé, aprovou o formato da atividade. "Na interação com os alunos, vamos buscando formas de explicar a atuação do Tribunal . O mais importante é garantir essa aproximação com o cidadão: quebrar os muros que nos distanciam da sociedade", avaliou.

A procuradora do Ministério Público junto ao TCEMG, Cristina Melo, foi um dos reforços do Conhecer em Lavras. Entusiasta da causa da Educação, ela esteve à frente de uma sala de aula, junto com a coordenadora da Ouvidoria do Tribunal, Patrícia Cortez. "Achei muito válido ter este contato direto para conhecer a realidade dos alunos. Surgiram perguntas sobre o Tribunal, a partir das quais desenvolvemos raciocínios. Deu para passar o recado, falar do nosso papel e nos colocar a disposição", resumiu a procuradora.

A diretora da escola, Márcia Aparecida Teodoro, definiu a visita do TCEMG como um momento único de crescimento e aprendizado. "Pela participação, pude perceber que os alunos aproveitaram a oportunidade. Eles levantaram questionamentos e conheceram as formas de entrar em contato como Tribunal para tirar dúvida e estar juntos. Participar dentro da comunidade e da sociedade: é isso que nós precisamos", comemorou.

Também integraram a equipe do TCEMG Alda Clara, Ana Elisa Oliveira, Celso Dutra, Cristina Montenegro, Érica Apgaua, Helen Soares Paula , João Cerqueira, Míriam Beatriz Diniz, Paulo Vicente, Regina Lopes, Renata Péret, e Ryan Brwnner. ​

A equipe do TCEMG (Foto: Alda Clara)


João Manuel Cerqueira