Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Na Ponta do Lápis é apresentado em Itapagipe

17/08/2017

Foto divulgação AMM

O assessor da Diretoria Geral, Paulo Vicente Guimarães, apresentou na sexta-feira, 11 de agosto, o Programa Na Ponta do Lápis a agentes públicos de Itapagipe (Alto Paranaíba). O projeto AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, autoridades estaduais e mais de 25 prefeitos e 40 vereadores.

Lançado no dia 31 de março de 2017, o programa Na Ponta do Lápis é dividido em três partes: Formação, Fiscalização e Gestão. Quanto à formação, trata-se de uma qualificação dos públicos envolvidos com a educação. Para isso, o Tribunal desenvolve de treinamentos com prefeitos, secretários de educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas), além da divulgação externa dos Encontros Técnicos do TCEMG e do Projeto Conhecer.

O primeiro encontro do projeto da Associação Mineira de Municípios (AMM) foi realizado em Andradas (Região sul do Estado). Entre outras instituições, o TCEMG também assinou, no dia 14 de julho de 2017, termo de cooperação técnica firmado com a AMM, para levar ao interior de Minas Gerais conhecimento aos gestores e servidores públicos, que, muitas vezes, não conseguem vir à capital.

No que se refere à fiscalização, além das auditorias operacionais e de conformidade já existentes no TCEMG como, por exemplo, uma que pretende avaliar o motivo da queda sucessiva, em alguns municípios, dos índices de aprendizagem verificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Tribunal realiza outras ações de fiscalização para avaliar a qualidade de educação, gestão e infraestrutura. Por último, a gestão é o monitoramento dos planos municipais de educação, a elaboração de diagnóstico e acompanhamento do cumprimento das metas dos planos de educação dos jurisdicionados, como também a orientação às cidades que necessitam.