Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Receitas é apresentado aos auditores de Moçambique

06/03/2020

Moçambicanos na Sala Ágora do TCEMG assistindo as apresentações dos técnicos (Foto: Fred La Rocca)

Os seis auditores de Moçambique que estão em visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) conheceram, hoje (6/3/2020), o carro-chefe da atual gestão do presidente do TCEMG: o Projeto Receitas. Durante toda a manhã, eles puderam entender como funciona o projeto e tirar dúvidas com os analistas de controle externo Breno Moreira e Luciana Cherem. Eles estão lotados no Núcleo de Fiscalização Integrada dos Municípios e trabalham no Receitas junto com Mariza Nunes (gerente do projeto).

Cherem explicou que o projeto iniciou a partir de um questionário com 92 questões enviado aos municípios. Questões sobre legislação tributária, infraestrutura e tecnologia da informação, procedimentos de fiscalização, recursos humanos e cobrança judicial de créditos tributários foram perguntadas aos gestores municipais. A partir das suas respostas, o Tribunal elaborou dois diagnósticos: um econômico-financeiro e outro de aspectos a serem melhorados, especificamente para cada município. “O questionário tem função orientativa, pedagógica. Muitos municípios não respondem, às vezes por medo. Mas reforçamos que a ideia é ser educativo”, elucidou Luciana.

Ela apresentou o portal Receitas e mostrou o vídeo explicativo que a TV TCE produziu sobre o Jogo do Tributo. O Jogo faz parte do projeto Receitas porque busca ensinar a jovens e crianças como funciona o processo de financiamento das políticas públicas municipais. Por meio de uma atividade lúdica, os estudantes vivenciam a movimentação financeira de uma cidade, desde a arrecadação de impostos até a definição do orçamento municipal.

Sicom
Na parte da tarde, os auditores moçambicanos conheceram o Sistema Informatizado de Contas dos Municípios, o Sicom. A coordenadora para desenvolvimento do sistema, Edina Motta foi quem fez a apresentação. Atualmente, o Sicom distribui dados para 13 sistemas funcionarem no TCEMG. O sistema também tem parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação João Pinheiro (FJP) e Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

Edina traçou um panorama histórico do sistema, as remessas e as substituições previstas na Instrução Normativa número 3/2015. A norma dispõe sobre a remessa, pelos municípios, dos instrumentos de planejamento e das informações orçamentárias, financeiras, contábeis, operacionais e patrimoniais relativas ao exercício financeiro de 2016 e seguintes, por meio do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom).

O analista de sistemas Thales Dias falou sobre o Sicom Consulta e o tratamento dos dados do sistema para a análise dos técnicos do TCEMG e melhor visualização da sociedade. O analista Thiago Miranda falou sobre o portal “Fiscalizando com o TCE” e a reformulação do portal para navegação mais acessível ao cidadão.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação Social 

Visita técnica - Tribunal Administrativo de Moçambique