Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Projeto Tramitar traz melhorias para o SGAP

22/08/2014

Foram apresentados na Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), nesta quarta-feira (20/08), os resultados do Projeto Tramitar, ação institucional que desenvolveu propostas de melhorias na tramitação e na distribuição de processos a servidores, por meio do Sistema de Gestão e Administração de Processos (SGAP). 

Trata-se de uma demanda antiga na Casa, tendo sido iniciados no ano de 2008 os primeiros estudos acerca do tema. A iniciativa foi retomada em 2013, por determinação da Presidente Adriene Andrade, com o impulso dado ao Comitê Gestor do SGAP e ao Programa Quali, que foram acolhidos na estrutura organizacional e passaram a ser diretamente ligados à Assessoria de Planejamento.

A exposição foi conduzida pelo Vice-Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio, com a participação da Conselheira Presidente, Adriene Andrade, e dos Conselheiros Cláudio Couto Terrão, José Alves Viana e Gilberto Diniz, do Conselheiro Substituto Hamilton Coelho, do Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCEMG, Daniel de Carvalho Guimarães, de gestores e assessores da Casa.

A Presidente Adriene Andrade valorizou o trabalho da equipe do Tramitar, lembrando que não foi simples fazer todos os levantamentos dos dados necessários ou realizar o convencimento de todo o pessoal envolvido. “O importante é realizar o envolvimento das pessoas para que a ideia possa ser concretizada. Nós todos temos o mesmo objetivo: otimizar o procedimento para aumentar a produtividade”, afirmou.

O Conselheiro Sebastião Helvecio avaliou que “a participação efetiva de servidores de todas as unidades do Tribunal, que construíram e validaram as melhorias, foi o aspecto mais rico do presente trabalho”.

As propostas do Projeto Tramitar, de acordo com a apresentação, buscaram sanear, organizar e padronizar as formas pelas quais o SGAP trata as informações alimentadas pelos usuários. Graças a isso, o número de tipos de ocorrências – que são apontadas pelos funcionários no momento da tramitação do processo – foram reduzidas de 190 para 32, com o objetivo de minimizar a possibilidade de erros e aumentar a velocidade de tramitação. Outro aperfeiçoamento foi a classificação das várias unidades do Tribunal em oito grupos afins, de forma que o usuário, ao tramitar, só pode escolher tipos de ocorrência que digam respeito às atividades exercidas pelo seu grupo de unidades, medida que evita ainda mais a ocorrência de erros.

Segundo o Conselheiro Vice-Presidente, as melhorias no SGAP permitirão aos gestores verificar o tempo médio que os processos permanecem nos setores e com quais servidores estão, obtendo assim informações valiosas para aperfeiçoar os procedimentos. Sebastião Helvecio qualificou, ainda, o novo sistema como uma ferramenta “fabulosa” para evitar a prescrição interna dos processos.