Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Publicação divulga resultados da auditoria do ensino brasileiro

24/09/2014

Capa do SumárioA auditoria operacional sobre a gestão do ensino médio no Brasil - realizada no ano passado por 29 tribunais de contas (TCs), gerou a publicação de um sumário executivo. O impresso, assinado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pela Associação dos Membros dos TCs do Brasil (Atricon) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), tem o objetivo de divulgar os principais resultados do trabalho, executado de forma simultânea e coordenada pelas instituições que participaram da fiscalização, entre elas, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O Conselheiro Sebastião Helvecio, Presidente do IRB, divulgou o lançamento do sumário durante a sessão plenária do TCEMG desta quarta-feira, 24 de setembro.

A publicação discorre sobre gestão da rede de ensino; infraestrutura das escolas; disponibilidade, formação, e carreira de professores; financiamento; e cobertura da rede escolar. “As auditorias coordenadas oferecem uma compreensão mais abrangente da execução de políticas públicas territorialmente distribuídas e cujas atividades estão compartilhadas entre diferentes níveis de governo”, explicaram os editores do sumário.

O diagnóstico da auditoria coordenada permitiu conhecer, por exemplo, que há alta ocorrência de capacitação insuficiente de coordenadores pedagógicos e gestores escolares, de condições inadequadas de higiene e limpeza das instalações sanitárias, e de contratação recorrente de professores temporários. A fiscalização verificou, ainda, que há divergências entre fontes de dados sobre financiamento, “lançando dúvida sobre o montante do gasto em educação”. O Sumário aponta, também, que os estados onde mais faltam vagas nas escolas são Pará, Alagoas e Maranhão.