Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Rádios repercutem determinação do TCE sobre infraestrutura de escolas

21/09/2018

 (Foto: Wikimedia)As rádios Itatiaia e CBN repercutiram, nessa sexta-feira (21/09), a determinação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), dada em sessão plenária do dia 19,  para que os gestores responsáveis adotem, em 90 dias, medidas de prevenção e combate a incêndio nas escolas públicas com falhas de segurança . As duas emissoras conversaram com o assessor da presidência Pedro Henrique Magalhães Azevedo e transmitiram a matéria essa manhã.
 
A repórter da Itatiaia, Edilene Lopes, esteve pessoalmente no TCE para ouvir as declarações do assessor. Pedro falou das unidades de ensino que não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou qualquer equipamento para combate a incêndio; e das escolas que não são abastecidas pela rede pública de água. Segundo o assessor, o Tribunal também determinou que seja feita análise periódica para verificar a qualidade da água que está sendo distribuída para as crianças e adolescentes nas escolas.
 
Azevedo também conversou com a repórter Laura Marques, da Rádio CBN, e deixou claro que os municípios podem pedir mais prazos e que o atraso nos repasses do Governo do Estado às prefeituras, que o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) Gilvan Lacerda afirma estar ocorrendo, já está sendo julgado pelo Tribunal. “O prazo que o Tribunal conferiu de 90 dias é para o gestor adotar medidas de prevenção a combate ao incêndio ou indicar um prazo necessário para regularização da situação. Ações emergenciais devem ser adotadas e o descumprimento de determinações do Tribunal, em regra, geram multas de até 15 mil reais”, explicou.
 
Ouça as entrevistas :
 
 

 


LG Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação