Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Rede Arcco realiza "Dia Internacional Contra a Corrupção" no dia 6/12

01/12/2021

A Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (ARCCO-MG) realiza, na próxima segunda-feira (06/12), a partir das 9h30, um evento em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção. A abertura do evento, que será realizado no auditório do TCEMG, terá a presença do governador Romeu Zema, do presidente do Tribunal de Contas, Mauri Torres, do procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Elke Andrade Soares de Moura Silva, e da coordenadora-executiva da ARCCO e superintendente de Controle Externo do TCEMG, Simone Reis de Oliveira.
 
O evento será transmitido pelo canal do TCEMG no Youtube. Devido às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, o público em geral deve acompanhar as atividades virtualmente. Ao longo do dia, serão três painéis temáticos: Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC), Sistemas de integridade e Ferramentas de Combate à Corrupção e Transparência das Contratações Públicas. Para fazer sua inscrição e ver a programação completa, clique AQUI
 
O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado oficialmente em 9 de dezembro, pois remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade de Mérida, no México. 
 
A Rede Arcco, atualmente coordenada pelo Tribunal de Contas (TCEMG), é formada por órgãos/instituições integrantes da Administração Pública, signatários do acordo de cooperação técnica, firmado em 20 de novembro de 2009, entre eles a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), a Advocacia Geral do Estado (AGE-MG), o Ministério Público do Estado (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Contas (MPCMG), a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte.
 
Os objetivos da ARCCO são desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção; fortalecer, ampliar e aprimorar a articulação institucional; compartilhar informações, bancos de dados e documentos, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão/instituição; estimular o controle social; desenvolver treinamentos, seminários e outros tipos de evento visando à capacitação de seus quadros e dos demais agentes públicos.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação