Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Representantes do TCEMG participam do ENCCO 2025 em Macapá

26/09/2025

O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) marcou presença no Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias - ENCCO 2025. Com o intuito de promover o intercâmbio de informações entre os órgãos do Sistema de Controle Externo brasileiro, destacando boas práticas nas áreas de Ouvidoria, Corregedoria e Controle Interno, o evento acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, em Macapá, Amapá.

Pedro Henrique participa de painel sobre Integridade e Ética

O conselheiro corregedor do Tribunal de Contas mineiro, Gilberto Diniz, a coordenadora da Ouvidori, Sandra Rodrigues de Carvalho Valle; e as auditoras Andreza Ferrari, Cláudia Emediato e Deborah Gonzaga,  estão participando das atividades propostas pelo Encontro. O diretor de Fiscalização Integrada e Inteligência, Pedro Henrique  Azevedo, foi convidado para participar do painel Integridade e Ética na Administração, mediado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Amapá, desembargador Jayme Henrique Ferreira, junto do conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Antônio Gilberto de Oliveira Jales.

Organizado anualmente pelo Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Internos e Social do Instituto Rui Barbosa, o IRB, o ENCCO deste ano aborda o tema: "Sustentabilidade e Controle: Para um Futuro mais Transparente e Inclusivo". O evento também trouxe palestras sobre Governança Ambiental e Transição Energética Justa: Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável; Políticas de Integração Regional e os Desafios do Desenvolvimento Sustentável em Cenário de Mudanças Climáticas; Transparência e Sustentabilidade: O Legislativo como Ferramenta Popular; entre outros temas relevantes como o controle público, uma ferramenta essencial para a inovação e a sustentabilidade, a corregedoria preventiva, como um instrumento para a efetividade do serviço público, e a transparência pública, ressaltando a participação social na implementação de políticas públicas.

O ENCCO 2025 também tratou de assuntos como assédio moral e sexual no âmbito das ouvidorias, a governança inovadora, as compras públicas, vistas como uma estratégia de desenvolvimento local sustentável e a integridade na administração pública incorporam o ponto central do encontro.

Além de uma programação com palestras e painéis direcionados às áreas de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias, o encontro também realiza o lançamento das "Cartas Compromisso", para cada uma das áreas. Esses são documentos importantes que, a cada ano, os tribunais de contas se comprometem a seguir e monitorar, no mínimo, a cada seis meses, buscando aprimorar suas atividades e a qualidade da prestação de seus serviços.