Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Responsabilidade e propósito são desafios para uso da inteligência artificial no serviço público, destaca diretor de Tecnologia da Informação do TCEMG

14/07/2025

O diretor de Tecnologia da Informação do TCEMG, Alexandre Sousa da Silva - Foto: Tatiana Francisca/CMBH

O diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), Alexandre Sousa da Silva, representou a instituição no Seminário "Uso e Governança de IA em Órgãos Públicos", realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na última sexta-feira (11/7).

Na oportunidade, Alexandre ministrou a palestra "IA Generativa no Setor Público - Inovação, Governança e Experiências do TCEMG". A palestra levou aos participantes um panorama sobre como a inteligência artificial vem sentido utilizada no Tribunal para aprimorar a fiscalização, automatizar análises, aumentar a eficiência e ampliar o acesso à informação.

Em sua apresentação, o diretor ressaltou que a inteligência artificial chegou ao serviço para ficar e que o desafio é usá-la com responsabilidade e propósito, melhorando os serviços e potencializando o trabalho técnico.

"A gente precisa deixar como um recado central que estamos buscando, sim, inovações dentro do âmbito do Tribunal, mas entendendo que a gente tem sempre que colocar a decisão na mão de pessoas", pontuou.

"Temos entendido que esse é um movimento necessário e urgente, que isso vai agregar valor aos nossos processos, aos nossos negócios, mas que isso precisa ser feito em cima de uma regulamentação", ponderou. "Estamos buscando formas de capacitação dos servidores para que eles possam também entender como interagir com isso", acrescentou.

O seminário foi transmitido, ao vivo, pelo canal da Escola do Legislativo da CMBH no Youtube. Clique aqui para acessar a íntegra.