Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Resultados do Programa Quali são apresentados aos servidores

15/10/2013

Foto: Thiago Rios GomesA Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Conselheira Adriene Andrade, apresentou, nesta terça-feira, 15/10, no Auditório Vivaldi Moreira, o Programa Quali. Os principais objetivos do programa são promover melhorias e inovação nas rotinas de trabalho do TCEMG através da disciplina da gestão de processos e aumentar a qualidade das ações de controle externo.

A Presidente lembrou que “as mudanças que vivemos no mundo de hoje e a velocidade que as informações circulam nos obrigam a agir com mais agilidade.” A Conselheira, enalteceu o trabalho desenvolvido dentro da Casa. “Fico muito feliz porque me sinto servidora e acho que o Tribunal nunca vai deixar de fazer parte da minha história, ele se agrega na minha vida e fará parte do meu currículo por toda minha existência e até depois dela. É por isso que fico feliz quando as coisas começam a acontecer nessa Casa e o Quali é uma ferramenta que possibilitou que alcancemos a celeridade esperada”, observou.

Foto: Thiago Rios GomesO Vice-Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio, detalhou o Programa Quali e ressaltou que o que mais o “encanta no Quali é que ele é, desde o primeiro passo, 100% Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Tudo nasceu pela contribuição de nossos servidores e queria fazer essa homenagem a todos que contribuíram.”

A Consulta foi o processo escolhido como piloto do programa e teve sua tramitação totalmente redesenhada. “A Atricon recomenda um prazo máximo de 120 dias para a resposta de consultas. Hoje, estamos totalmente preparados para atender esse prazo, com a nova sistemática” – exemplificou Sebastião Helvecio.

Criado por meio das Portarias 124 e 125/Pres./2012, o Programa Quali, sob a coordenação do comitê gestor, composto pela Conselheira Presidente Adriene Andrade, Conselheiro Vice-Presidente Sebastião Helvecio e pelo Conselheiro Gilberto Diniz, se estrutura a partir do trabalho de dois grandes grupos: o grupo de aprimoramento do SGAP e o grupo de aprimoramento do fluxo de tramitação dos autos de processos, que se apóia na disciplina BPM – Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio. O BPM busca superar a visão fragmentada dos processos de trabalho, através de uma percepção de ponta a ponta, o que pressupõe o ciclo de vida completo do processo, desde a sua modelagem, análise e redesenho, implantação e automação através de aplicativos BPMS, monitoramento e controle, e disponibilização de indicadores.

Thiago Rios Gomes / Assessoria de Jornalismo e Redação