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Reunião de conciliação cria grupo para definir traçado do Rodoanel

28/07/2022

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro
Estabelecer um grupo de trabalho entre governo estadual e municípios que serão atingidos pelas obras do novo Rodoanel Metropolitano, com a possibilidade de que esses municípios participem ativamente das conversas técnicas sobre eventuais necessidades de alterações no traçado pré-estabelecido a partir da realização de estudos sobre impactos socioambientais nas áreas impactadas. Esse foi o principal avanço da reunião entre governo estadual, prefeituras de Contagem, Betim e Tribunal de Contas de Minas Gerais, nesta quinta-feira (28/07), que busca um consenso em relação à construção do Rodoanel.
 
Na reunião, o governo estadual reafirmou que está mantida a data de 12/08 para o leilão do edital do Rodoanel. A Prefeitura de Contagem se mostrou interessada em participar do grupo de trabalho, enquanto a Prefeitura de Betim não se comprometeu a participar. O Estado irá publicar, em órgão oficial, as respostas aos questionamentos das prefeituras sobre os mecanismos jurídicos para garantir a efetiva participação dos poderes executivos municipais nos estudos que irão nortear a definição do traçado final do rodoanel. Além disso, irá convidar todos os municípios impactados pela construção da obra viária a participar do grupo.
 
O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, garantiu que o traçado original pode ser alterado mesmo após o leilão, caso os estudos de impactos socioeconômicos e ambientais indiquem tal necessidade. O conselheiro Cláudio Terrão, relator do processo que analisa o edital de licitação no TCEMG, responsável pela reunião de conciliação, reforçou que “o grande avanço desse encontro foi a criação de um grupo de governança entre Estado e todos os municípios envolvidos para mitigar eventuais problemas no projeto executivo do novo Rodoanel, inclusive em relação ao traçado da rodovia”. 
 
Ponderações
 
Contagem e Betim argumentam que o traçado previamente estabelecido pelo Estado não contempla estudos de impactos socioeconômicos e ambientais, e que os dois municípios serão diretamente atingidos pelas obras. Entre os riscos estão a área de preservação ambiental Várzea das Flores, com um reservatório de água que abastece as populações de Contagem, Betim e parte de Belo Horizonte, além de desapropriações de residências, a travessia a regiões densamente povoadas e aumento de gastos para a população, já que a rodovia cobrará pedágios. 
 
Outro ponto positivo ressaltado pelo conselheiro Terrão é que o Estado garantiu que eventuais indenizações à empresa vencedora do leilão, por mudança de traçado ou desapropriações, estão à cargo do Estado, sem risco de ônus financeiros para os municípios. 
 
O superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo, informou aos municípios que a Corte de Contas irá acompanhar a execução do contrato do novo Rodoanel durante todo o processo, desde o edital de licitação até a realização das obras, considerando fatores de risco, relevância, materialidade e aspectos fiscais. “Esperamos trabalhar em conjunto com esse grupo de trabalho - que incluirá os municípios, com a apresentação de sugestões, pedidos e até mesmo denúncias”, ponderou.
 
Participaram da reunião a prefeita de Contagem, Marília Campos, o prefeito de Betim, Vittorio Mediolli, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, os procuradores-gerais de Betim, Bruno Cypriano,  e de Contagem, Sarah Campos, além de assessores técnicos do TCEMG, das prefeituras e do governo de Minas Gerais. 
 
É a primeira vez que o Tribunal de Contas de Minas promove uma reunião de conciliação entre interessados. O formato é uma recomendação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação