Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Revista do TCEMG traz reflexões sobre o impacto da pandemia na dívida pública e no controle externo do Estado

22/06/2022

Inaugurando a retomada integral dos trabalhos presenciais na Casa, a primeira edição da Revista do TCEMG do ano de 2022 traz em seu bojo os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos alunos da pós-graduação, selecionados por professores e orientadores da Escola de Contas Professor Pedro Aleixo.

A edição apresenta reflexões acerca da dívida pública do Estado de Minas no período de 2011 a 2020 bem como dos desafios do controle externo do Estado em consequência da pandemia; da universalização do saneamento básico no Brasil, atrelada ao papel do Estado e aos impactos da Lei n. 14.026/2020.Também joga luzes em questões que vêm demandando maior atenção por parte dos órgãos públicos ao eleger a transparência como instrumento de controle social acessível ao deficiente visual.

A revista ainda traz um estudo sobre o fortalecimento das redes de controle na educação e a contribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o aprimoramento do controle externo no âmbito da Escola de Contas. Finaliza com a decisão proferida pelo conselheiro José Alves Viana na auditoria que trata de afronta á Lei de Responsabilidade Fiscal e com o parecer da Procuradora Maria Cecília Borges na representação que versa inexigibilidade de licitação em câmara municipal.

A Revista do TCEMG, cuja editora é Luciana Moraes Raso Sardinha, teve sua primeira edição em 1983, sua periodicidade é semestral e conta também com a versão eletrônica.

Acesse-a por meio do link https://revista.tce.mg.gov.br/revista/index.php/TCEMG/issue/view/30  e tenha uma boa leitura! 

Denise de Paula / Jornalismo e Redação