Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Robô criado no TCEMG é premiado em Congresso de Direito Administrativo

24/05/2023

Foto Vinícius Dias

O diretor de Fiscalização Integrada e Inteligência – Central Suricato, Henrique Quites, e o coordenador de Operacionalização de Trilhas Eletrônicas de Fiscalização, Fábio Dias Costa, receberam o primeiro lugar no Concurso de Boas Práticas no XIII Congresso Mineiro de Direito Administrativo, ontem, 23 de maio, pelo desenvolvimento do robô SOLARIS, Seletor de Objetos em Licitações para Análise e Retificação de Irregularidades.

A nova ferramenta de fiscalização criada pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais é capaz de fazer a leitura diária de editais de licitações publicados pelos jurisdicionados do Tribunal, categorizar seus objetos e buscar irregularidades de acordo com critérios de risco previamente definidos pela equipe de auditoria.

Segundo o trabalho, “O desenvolvimento do robô contribui para uma grande inovação na forma de exercer o controle pelo Tribunal, já que possibilita o processamento de grandes volumes de editais pela leitura automática e parametrizada, fazendo com que a análise do auditor seja direcionada para aqueles atos convocatórios contendo níveis de risco de acordo com os indícios de irregularidades, o que eleva sobremaneira a efetividade da ação”.

O Concurso de Boas Práticas foi uma homenagem ao professor Edimur Ferreira de Faria, presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo de Minas Gerais entre os anos de 2011 a 2014. O objetivo foi estimular ideias e propostas inovadoras no campo do Direito Administrativo e da Administração Pública que contribuam para o aperfeiçoamento das áreas, além de permitir a troca de experiências entre agentes públicos das diversas entidades púbicas do Estado e de outras esferas da país.

A comissão julgadora dos trabalhos foi presidida pelo subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Daniel de Carvalho Guimarães, e integrada pelas professoras Ariane Shermam, servidora do TCE mineiro, Danielle Bastos Correa Belchior e Maria Isabel Araújo Rodrigues.

O trabalho apresentado será publicado na Revista do Tribunal de Contas mineiro.


Fred La Rocca / Coordenadoria de Jornalismo e Redação