Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Saúde mental é tema de palestrante do TCEMG na jornada de contabilidade pública

16/05/2024

Fotos: Daniele Fernandes
A manhã do segundo dia (16/05) da X Jornada de Contabilidade Pública teve um viés diferente. Indo além das apresentações técnicas, a psicóloga clínica e organizacional do TCEMG, Mirtes Conrado, prendeu a atenção dos contadores públicos com a palestra “A importância do Autocuidado para a Saúde Mental”. Logo do início, Mirtes mostrou conceitos de saúde mental e informou um dado alarmante: 720 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com depressão.
 
A palestra de Mirtes teve por objetivo mostrar formas de controle mental e superação de desgastes emocionais. “Fiquei verdadeiramente honrada em ser convidada para palestrar nesse evento, pois considero muito importante, para um público extremamente técnico, a gente poder falar de pessoas, falar de vocês”, disse. 
 
A psicóloga do TCEMG explicou sobre a raiz dos estigmas em relação à saúde mental, tais como desconhecimento, medo de repercussão negativa, vergonha e falta de empatia. Ela enfatizou as perspectivas para melhorarmos o tabu relacionado à saúde mental: discutir abertamente e educação social e discorreu sobre a tridimensionalidade do ser humano. Mirtes explicou os impactos das emoções em nosso cérebro e como devemos nos relacionar com elas. 
 
Mirtes apresentou ações que gestores podem tomar para melhorar a saúde mental de sua equipe de trabalho, com liderar pelo exemplo, alinhar gestão de tempo e metas, priorizar o bem-estar e avaliar níveis de estresse da equipe. Por fim, mostrou dicas e estratégias para o autocuidado emocional.
 
Conrado encerrou sua palestra com a mensagem: “Cuidar de si mesmo não é um luxo, mas sim uma necessidade fundamental para enfrentarmos os desafios da vida com mais resiliência e bem-estar emocional”.
 
Palestras técnicas
 
As atividades do segundo dia da X Jornada de Contabilidade Pública se iniciaram com duas palestras técnicas. O professor da Fundação João Pinheiro Pedro Campos falou sobre “Automação Robótica Inteligente: o futuro da gestão pública”. Já Edson Castro, promotor aposentado do Ministério Público de Minas Gerais e especialista em Direito Eleitoral, palestrou sobre “Condutas Vedadas no Ano Eleitoral à Luz da Lei Eleitoral”. 
 
A programação da jornada continua na tarde desta quinta-feira e na manhã da sexta-feira. Para ver todas as palestras na íntegra, acesse a TV TCE, o canal do Tribunal no Youtube. Veja, abaixo, fotos do segundo dia do evento.
 
 

X Jornada de contabilidade pública (2° dia)

 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação