Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Saúde pública é assunto de painéis temáticos no Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

22/09/2015

Foto: Carol Garcia/SECOM BA (Hospital Roberto Santos) - Alguns direitos reservadosO financiamento, o planejamento e o controle das políticas públicas na área da saúde são os assuntos escolhidos para dois painéis temáticos que fazem parte do I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, programado para os dias 6, 7 e 8 de outubro, em Belo Horizonte, no Minascentro. As inscrições já estão abertas e o evento está sendo organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas de apoio aos tribunais de contas do Brasil.

O financiamento e o planejamento serão discutidos no primeiro painel, marcado para as 10 horas do dia 7 de outubro, uma quarta-feira. Quatro debatedores já confirmaram presença, inclusive a secretária-adjunta de saúde de Minas Gerais, Alzira de Oliveira Jorge, que é médica e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG. Os outros são César Augusto de Barros Vieira, consultor técnico do Instituto Brasileiro de Estudos e Desenvolvimento do Setor de Saúde (IBEDESS); Júnia Guimarães Mourão Cioffi, presidente da Hemominas; e Kelly Nogueira Guerra, diretora de atuação estratégica da Hemominas.

O controle das políticas públicas na área da saúde é o tema do segundo painel, marcado para as 10 horas do dia 8 de outubro, último dia do evento. Estão escalados cinco debatedores, inclusive uma desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Vanessa Verdolim Hudson Andrade. Os outros analistas são Sulamis Dain, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Medicina Social; Maria Zenó Soares da Silva, presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Dreminas); Rodrigo Schafhauser, auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União; e Jacqueline Soares Gervásio Vianna de Paula, coordenadora do comitê de auditoria do Instituto Rui Barbosa.

O congresso será aberto no dia 6 com uma palestra que será muito concorrida, a ser ministrada pelo economista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Daron Acemoglu, conhecido pelo livro Por que as Nações Fracassam. As inscrições podem ser feitas através do hotsite do congresso, no endereço libano.tce.mg.gov.br/eeventos/congressoirb e terão valores diferenciados para estudantes e profissionais. A programação completa e outras informações também estão disponíveis no hotsite.