Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Sebrae e Tribunais de Contas completam 3 anos de parceria em benefício dos pequenos negócios

05/04/2016

O dia 13 de março de 2016 marcou os três anos da realização de evento nacional simultâneo que coroou parceria firmada entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

A data registra o lançamento nacional do projeto Prosperar, uma iniciativa do Sebrae Nacional para dinamizar essa parceria e multiplicar seus efeitos por todos os 26 Estados e o Distrito Federal. Desde então, aumentou em 250% o número de prefeituras no País que melhoraram o ambiente para pequenos negócios com a aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a maior parte inclusive com tratamento favorecido ao segmento nas compras governamentais.

Assim, essa parceria passou a ganhar notoriedade nacional com a realização, há três anos, do evento denominado “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”, que foi promovido em várias capital sob a organização da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae Nacional, na qual é desenvolvido o Projeto Prosperar.

Daí em diante os 34 tribunais de contas do País vêm incorporando cada vez mais às suas atividades a missão de incentivar e fiscalizar a aplicação dos dispositivos da Lei Geral nas contratações do poder público. Isso assegura tratamento diferenciado ao segmento, conforme estabelece a Constituição.

A aproximação entre essas instituições colocou a fiscalização do cumprimento da Lei Geral como item obrigatório nas auditorias das compras efetivadas por organizações públicas submetidas à avaliação desses órgãos de controle externo.

Saiba mais