Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Segunda edição da Revista do TCE é dedicada às políticas públicas da educação

18/11/2015

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais lançou hoje (18/11) a segunda edição de 2015 da Revista do TCEMG. As políticas públicas da educação são o tema da publicação. A contracapa é dedicada ao antropólogo, humanista e filósofo, Darcy Ribeiro, também citado no abertura da publicação com o título “Um mineiro em busca da identidade nacional”.

A procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Cristina Andrade Melo, em ensaio publicado na revista, entende que “é preciso ter em mente que as metas e estratégias criadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década se insiram no ordenamento com a natureza jurídica de obrigação legal de fazer, de caráter vinculante, portanto”. Diz ela: “é importante deixar claro que as metas não têm caráter programático e o gestor não tem opção entre cumpri-las ou não”.

Na seção “Resenhas, Resumos e Comunicações Científicas”, a professora Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense, defende que “a disseminação de testes nacionais padronizados são importantes instrumentos para a construção de metas educacionais aferidoras de uma possível qualidade da educação”.

A seção “Estudo Técnico” traz um estudo de caso do Mato Grosso do Sul apresentando os fatores do insucesso escolar, numa perspectiva social e financeira. Para as autoras Maria Cecília Amendola da Motta e Fernanda Olegário dos Santos Ferreira, “além da importância como direito humano, a educação é um bem público da sociedade na medida em que oportuniza o acesso aos demais direitos”.

Segundo a editora da Revista do TCEMG, Denise Mariano de Paula, o foco da publicação é a disseminação de conhecimento científico produzido por pesquisadores nacionais e internacionais, e voltado para a gestão e o controle dos recursos públicos. Sua proposta é “fomentar o pluralismo de ideias, estimular a inovação, além de incentivar o controle social por meio da interlocução com a academia”. Denise faz um apelo aos profissionais da área para que colaborem com o periódico mediante envio de artigos inéditos, o que, segundo ela, “enriquecerá o seu acervo, acrescentando densidade acadêmica e científica às publicações”.

A versão eletrônica da edição da Revista do TCEMG pode ser acessada pelo link https://libano.tce.mg.gov.br/seer/index.php/TCEMG