Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Segundo dia do IV Congresso de Direito Constitucional no TCE

27/11/2012

Estudantes e professores de direito, advogados e demais interessados no tema “direito constitucional” compareceram à sede do TCE para assistir as diversas palestras do segundo dia do IV Congresso de Direito Constitucional.

No primeiro painel de debates do dia, o Assessor do Conselheiro do TCE José Alves Viana, Leonardo Ferraz, presidiu a mesa “A tensão entre democracia e jurisdição e os orçamentos públicos”. O professor falou sobre a satisfação do Tribunal de Contas em receber o evento e destacou a relevância do assunto. “É um tema muito interessante e também polêmico, já que trata direito, economia, sociologia e política. Bastante desafiador”, frisou.

Os palestrantes Bruno Lazzarotti Diniz Costa, Doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); José Paulo de Araújo Mascarenhas, Analista de Orçamento e Planejamento do Ministério do Planejamento e a Procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Elida Graziane Pinto abordaram o tema.

Em seguida, "A reforma política e o equilíbrio entre os poderes” foi abordado pelos palestrantes Sérgio Pompeu de Freitas Campos, Analista Legislativo e Consultor da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, e Bruno Pinheiro Wanderley Pires, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ.

Na parte da tarde, os palestrantes Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Presidente do Instituto Pimenta Bueno; José Alcione Bernardes Júnior, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bruno Cláudio Penna Amorim Pereira, Pós-graduado em Direito Público pela PUC Minas abordaram o tema “O controle judicial do processo legislativo”. No último painel de debates do dia, o tema “A relação vertical entre poderes no Brasil: a repartição de competências na constituição federal” foi abordado pelos palestrantes Fernanda Dias Menezes de Almeida, doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Guilherme Wagner Ribeiro, Técnico-Consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.