Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seminário de Custos no Setor Público é cenário para troca de experiências sobre SIC

06/07/2023

(Foto Felipe Jácome)

Mediada pela analista de Controle Externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Regina Lopes, a mesa redonda “O desafio tecnológico para o desenvolvimento do sistema de informação de custos” reabriu os trabalhos do I Seminário Mineiro de Custos no Setor Público: Desafios para a Mensuração de Custos na Administração Pública, na parte da tarde do dia 06 de julho.

O bate-papo contou com a participação do coordenador de Custos do Tribunal de Contas, José Vuotto Nievas; do analista de dados, Luiz Henrique da Silva; e da coordenadora da Comissão de Contabilidade aplicada ao Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Elizângela Santos Fernandes.

Durante a conversa, Vuotto relatou que a principal dificuldade na implementação do Sistema de Custos no TCE mineiro foi a convergência dos dados contábeis para informações virtuais. Luiz concordou com o colega e afirmou que é preciso ter conhecimento na área contábil para entender melhor o processo de transferência do material.

O evento já havia debatido a Norma Brasileira de Contabilidade, os benefícios do controle e os desafios para implantação do Sistema de Custos antes de um intervalo para o almoço.

Ao final do debate na mesa redonda, Vuotto compartilhou com a plateia de quase 280 participantes sobre a experiência de implantação do Sistema de Custos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O Sistema SIC foi desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional e é um banco de dados nutrido por elementos de sistemas estruturantes da administração pública para gerar informações para subsidiar decisões governamentais e organizacionais para facilitar decisões e análises ligadas a gastos públicos.

O Seminário foi palco para compartir vivências. O contador da Polícia Federal, Luiz Fernando Guedes, que atua na coordenação geral de Informações de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional foi convidado para dividir com o auditório a experiência de implantação do Sistema de Custos do Governo Federal. Em seguida, a secretária municipal de Planejamento e Gestão de Pompéu, Rosana Cláudia da Silva Gonçalves, falou sobre a prática de colocar o Sistema em ação na cidade da região central do Estado.

O encontro foi realizado no Auditório Vivaldi Moreira, na sede do TCE de Minas, e teve o objetivo de fomentar a discussão e reflexão sobre a implantação do sistema de custos e a utilização das informações de custos para a melhoria da gestão pública, além de contribuir para o cumprimento da legislação.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação