Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seminário de auditoria capacita servidores

02/12/2013

O Tribunal de Contas promoveu, nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro, um seminário de auditoria voltado para a capacitação dos servidores do TCEMG. O objetivo é motivar e capacitar os técnicos quanto à realização de auditorias, especialmente no âmbito das auditorias de conformidade.

Na abertura do curso, foi apresentado um histórico do projeto Auditar do TCE no “painel de boas práticas” com palestra de Fábio Coutinho Clemente, do Tribunal de Contas da União (TCU), relatando experiências do órgão técnico. Servidores dos setores Núcleo de Auditoria, Auditoria Operacional, Coordenadoria de Fiscalização de Projetos Financiados por Organismos Internacionais, Coordenadoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Perícia e Diretoria de Controle Externo do Estado – Auditoria Financeira relataram suas atribuições com o objetivo de mostrar as “boas práticas” de cada setor.

No segundo dia, o servidor do Tribunal de Contas da União, Carlos Alberto Sampaio, ministrou palestra sobre o tema “Normas gerais de execução e de comunicação de resultados” e a servidora Regina Lopes de Assis falou sobre “Planejamento de auditoria”. Os participantes também debateram sobre os “Fundamentos de auditoria governamental (conceitos, processos, princípios e normas de auditoria e suas fontes)”.

Os “Resultados de auditoria” e uma “Abordagem sobre o trabalho realizado pela Coordenadoria de Fiscalização de Projetos Financiados por Organismos Internacionais – CFPFOI” foram apresentados, respectivamente, pelos servidores Guilherme Lima Sabato e Antônio José Rodrigues, ambos da Diretoria de Matérias Especiais. Ao final dos três dias, os participantes tiveram um espaço para discussão dos temas abordados.

O curso foi realizado pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo em seu mini auditório.

Sobre o Projeto Auditar

O Projeto Auditar tem por objetivo redesenhar os procedimentos de auditoria de conformidade, operacional ou financeira (fase 1) e implementar os novos procedimentos de auditoria aprovados pelo Tribunal de Contas (fase 2).

Nos termos das Portarias nº 82/2011 e nº 74/2012, o programa integra os projetos de controle externo prioritários do Tribunal de Contas.

Clique aqui e conheça.