Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seplag apresenta projeto de modernização de gestão de pessoas

07/12/2011

A Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, esteve no dia 07/12 no Tribunal de Contas para apresentar o Projeto de Modernização, Administração, Serviços e Sistemas de Pessoal – MASP , que prevê a modernização de todas as rotinas relacionadas à vida funcional do servidor público. A Secretária foi recebida pelo Presidente Antônio Carlos Andrada, pelos conselheiros, auditores e procuradores do Ministério Público junto ao TCEMG.

O projeto estratégico da Seplag está ligado ao Programa Governo Eficiente e visa valorizar o servidor público, garantindo confiabilidade, transparência e agilidade aos processos relacionados à sua vida funcional. Por meio dele, propõe-se otimizar os processos e garantir a qualidade das informações dos dados dos servidores, a fim de conceder o pagamento dos benefícios em tempo real, de forma automática e assertiva.

De acordo, com a Secretária Renata Vilhena, “a folha de pagamento anual tem um custo de R$16,9 bilhões e cerca de 530 mil servidores serão beneficiados com o novo projeto”. A equipe da Seplag apresentou proposta de contratação de uma consultoria, através de edital de licitação, para o diagnóstico, mapeamento, proposição de melhorias, desenho e implantação de novos processos administrativos para a área de gestão de recursos humanos do Governo do Estado de Minas Gerais, com aplicação do modelo de inteligência de dados para as informações que suportam a execução desses processos administrativos, configurando um novo modelo de administração de recursos humanos.

Renata Vilhena disse que “a visita ao TCE segue uma orientação do Governador Antônio Anastasia de que o projeto seja apresentado aos órgãos de controle para que sejam apresentadas sugestões de aprimoramento”.

O presidente Antônio Carlos Andrada afirmou que o diálogo institucional entre os órgãos de controle e a Administração tem um papel pedagógico e preventivo muito importante. “Essas trocas de informações fazem com que as ações do Estado tenham maior qualidade e maior atendimento aos requisitos legais, evitando-se adiante questionamentos que podem inviabilizar ou retardar o projeto, onerando o Estado e, por consequência, prejudicando a sociedade.”

Andrada acrescenta que “o papel do Tribunal de Contas é também de orientar e colaborar, pois o significado do controle é garantir a qualidade do serviço para que ele traga os benefícios que a sociedade quer”.

Participaram também do encontro, a Superintendente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Organização do TCEMG, Cristina Márcia de Oliveira Mendonça, e a Presidente da Comissão de Auditoria Operacional, Denise Delgado Santos. A Secretária Renata Vilhena veio acompanhada da Subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Siqueira Neves; da Superintendente de Administração de Pessoal, Soraya Mourthe Lage; da técnica responsável pelo Projeto MASP Thaíse Amaranta Vilaça; e do Assessor Jurídico, o Procurador do Estado Tércio Leite Drummond.