Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Serviços gratuitos on-line aproximam TCE dos órgãos fiscalizados e cidadãos

13/05/2016

O Tribunal de Contas (TCEMG) reforça, a partir de junho, seu pacote de serviços on-line, oferecidos gratuitamente aos jurisdicionados, os órgãos e entidades sujeitos à sua fiscalização. O objetivo é facilitar o dia a dia de advogados e gestores públicos, evitando que eles se desloquem, desnecessariamente, até a sede do Tribunal.

A primeira grande novidade é o lançamento da TV TCE, um canal web que vai transmitir, pela rede mundial de computadores, as sessões dos órgãos colegiados.  Todas as sessões do Tribunal Pleno e das Primeira e Segunda câmaras poderão ser assistidas, ao vivo, em computadores conectados à internet. Por meio de um sistema - composto por câmeras de operação remota, hardware e software específicos – a Diretoria de Comunicação, com o apoio da Coordenadoria de Jornalismo, transmitirá, para o mundo inteiro, via web,  os sinais de áudio e vídeo captados no plenário da Corte de Contas. As sessões também serão gravadas e disponibilizadas no portal do TCE, para consultas. Dessa forma, qualquer pessoa interessada poderá testemunhar a apreciação de processos pelos conselheiros, como se estivesse presente no local.

Outro destaque é a Vista Remota, em processos de qualquer natureza, de documentos produzidos pela Corte de Contas, como relatórios técnicos, despachos e pareceres. Com um cadastro pessoal e senha, gestores públicos, órgãos e entidades fiscalizadas e seus advogados terão acesso on line a documentação processual, sem precisar de fazer deslocamentos à sede do TCEMG, na capital muitos deles de mais de 500 quilômetros.

Divulgação

O pacote de serviços já contava com o sistema Push, pelo qual os interessados cadastrados recebem mensagens de e-mail informando sobre a tramitação de processos; e, também, com o acesso à íntegra de acórdãos e decisões monocráticas a partir do D.O.C. (Diário Oficial de Contas).

Os quatro serviços são motivo de uma campanha de divulgação que o TCEMG acaba de lançar. “O jurisdicionado e o advogado muitas vezes não têm conhecimento desses serviços. É comum recebermos ligações telefônicas para informar sobre tramitação de processos, o que poderia ser estar superado se o Push fosse mais usado”, exemplificou o diretor da Secretaria do Pleno, Alexandre Pires de Lima.