Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Servidor obtém grau de doutor com tese sobre planejamento estatal

18/05/2022

Com o tema “planejamento estatal diretivo e a aplicação do direito planejador sancionador”, o analista de controle externo e assessor do Conselheiro Corregedor Durval Ângelo (TCEMG), Gustavo Vidigal Costa, defendeu sua tese, na última segunda-feira (16/05), para conclusão do curso de Doutorado em Direito Público do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Instituição com Nota Capes 6).  A banca examinadora que aprovou o trabalho do servidor do TCEMG foi composta pelos professores Giovani Clark (Orientador) – PUC-MG, Mário Lúcio Quintão Soares (PUC-MG), Flávio Couto Bernardes (PUC-MG), Rodolfo Viana Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais) e Davi Augusto Santana de Lélis (Universidade Federal de Viçosa). O Conselheiro Corregedor do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, participou remotamente da solenidade.

Segundo o novo doutor, a tese investiga a relação entre o planejamento diretivo (impositivo) e a necessária aferição da execução das leis planejadoras mediante ferramentas (ou mecanismos) e, por conseguinte, a aplicação do Direito Planejador Sancionador. O autor destacou, entre suas conclusões, que “o Direito Planejador Sancionador é a concepção sistêmica de controle do planejamento por meios de ajustamentos, sanções e correções específicas atribuídas normativamente ao legislativo, sociedade, judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e à própria Administração Pública planejadora. E, conclui, “pormenorizar e detalhar os meios de aferição do planejamento é procedimento indispensável para demonstrar a subsunção dos atos planejadores aos mecanismos de verificação do descumprimento das leis dos planos e a respectiva consequência jurídica (sanção) pela sua inexecução”.
 
Além de familiares e alunos da PUC/MG, servidores do gabinete do Conselheiro Durval Ângelo assistiram virtualmente à defesa de tese do assessor do gabinete do Conselheiro Corregedor.
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação