Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Servidora do TCEMG apresenta "Projeto Competências de Liderança" implementado no TCE mineiro

18/08/2022

Nessa última quarta-feira (17/08) a servidora do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Neigmárcia de Oliveira, que integra o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), apresentou o “Projeto Competências de Liderança” instituído no  TCEMG. A apresentação foi durante o “II Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas” onde a gerente do Projeto se reuniu por meio da plataforma Teams com servidores dos Tribunais de Contas de Todo país.

A servidora explicou que o projeto foi implementado no tribunal mineiro a partir de 2018, desde então, vêm sendo desenvolvidos Projetos e Ações Estratégicas visando dar efetividade a este modelo de gestão de pessoas que tem o foco no desenvolvimento de competências que impactam diretamente nos resultados do Tribunal.

Segundo ela, com a aprovação do Plano Estratégico 2021-2026, o modelo de gestão de pessoas por competências ganhou uma amplitude ainda maior, considerando os Objetivos Estratégicos números 11, 16, 17 e 19. Veja a seguir sobre cada um desses objetivos:

Nº 11: Aprimorar a governança de pessoas, considerando os diversos vínculos de trabalho, e fortalecer a gestão por competências alinhando todos os subsistemas de gestão de pessoas.

Nº 16: Desenvolver e mapear competências gerenciais, considerando o perfil profissional necessário e a criação de um programa permanente de formação e seleção de líderes.

Nº 17 Aprimorar a estratégia de dimensionamento e gestão da força de trabalho e do desempenho, vinculando a movimentação e a alocação de pessoas a critérios técnicos, cujas Iniciativas Estratégicas definidas preveem a sistematização do ciclo de avaliação do desempenho por competências e de elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individuais - PDIs, alinhando-o com a elaboração de um Plano de Educação Corporativa de Desenvolvimento de Competências e a reformulação da avaliação de desempenho com foco em competências, para fins de desenvolvimento na carreira.

Nº 19: Implantar política e programa de educação coorporativa, estabelecendo princípios e diretrizes de aprendizagem organizacional, alinhados às melhores práticas educacionais, constando como Iniciativa Estratégica a previsão de se implantar um programa de educação corporativa alinhado ao modelo de gestão por competências e às diretrizes estratégicas.

Para a diretora de Gestão de Pessoas do TCEMG, Leila Renault, é sabido as limitações orçamentárias dos Tribunais, “por isso, precisando optar por iniciativas de capacitação, optem ou priorizem sempre pela capacitação da liderança", enfatiza ela.

A Coordenadora do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, Adriana Loro, informou que será formado um grupo de estudos para elaboração de um documento com diretrizes para os Tribunais que tiverem interesse de implantar o programa. Os interessados em participar do grupo devem preencher o formulário de manifestação de interesse. (Clique aqui).

Encontro Virtual de Boas Práticas

Promovido pelo Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), que é presidido pelo Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), o Encontro tem por objetivo proporcionar o compartilhamento e disseminação de dúvidas e boas práticas entre os Tribunais de Contas na área de gestão de pessoas.

A primeira edição do Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas foi realizada no dia 29/06, onde foi compartilhado, com os participantes, o “Programa Aprendendo a Recomeçar – PAR”, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), que cria mecanismos que auxiliam os servidores a minimizarem as dificuldades enfrentadas durante o processo de aposentadoria.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação